sexta-feira, 8 de maio de 2020

Pandemia provocou “o maior limiar de consciência de que é possível mudar”

Miguel de Barros, sociólogo guineenseSerá que a pandemia do novo coronavírus vai mudar o mundo? O sociólogo guineense Miguel de Barros considera que estamos perante “o maior limiar de consciência de que é possível mudar”. Como, quando e onde? O novo coronavírus criou cenários quase de distopia, mas os erros que a humanidade cometeu até hoje podem criar um novo modelo que não é uma utopia… Uma conversa de hoje sobre o ontem e o amanhã com Miguel de Barros.
“Mais do que nunca, nós estamos perante o maior limiar de consciência de que é possível mudar para alavancar todo o entusiasmo que deve existir na alteração do panorama existente até agora”, acredita o sociólogo guineense Miguel de Barros.

A pandemia do novo coronavírus chegou por causa do “falhanço deste modelo económico e cultural, com a devastação da biodiversidade, a sobreprodução, a produção numa lógica de privatização de saberes e o lucro como elemento fundamental da vida”.

Agora, o aviso é claro: “Se nós não formos capazes de fazer a aprendizagem para mudar a lógica, nós não vamos ser capazes de ter um novo começo. Se isso não mudar, muito dificilmente nós vamos ser capazes de criar capacidade efectiva de transformação.”

A transformação passa por contrariar “o modelo neoliberal, o modelo que coloca um conjunto de comunidades, saberes e territórios numa situação de confinamento de pobreza” apesar de serem detentoras de recursos que, no final, vão ter de comprar porque estes são transformados e comercializados por outros.

“Eu não acredito que é uma dimensão meramente utópica. É uma dimensão realista porque as aprendizagens estão-nos a mostrar que este modelo esgotou, faliu”, justifica.

Para Miguel de Barros, “o novo começo” pode passar pelo “reequacionar a dívida pública ao desenvolvimento e reequacionar a organização e filosofia do sistema financeiro de especulação” no intuito de canalizar essas duas dimensões para mais “investimento no sector social e no sistema de protecção das pessoas”.

Depois, é preciso “um compromisso intergeracional para salvaguardar elementos de afectividade que permitam que os idosos não sejam vistos como elementos descartáveis e os mais novos como sem responsabilidade” porque “a dimensão da convivência humana é algo fundamental e o elemento charneiro desta nova fase que podemos vir a viver”.
Rispito.com/RFI,08/05/2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público