terça-feira, 12 de maio de 2020

Revisão da Constituição descredibiliza Embaló

LGDH considera decreto presidencial que cria comissão para o efeito como "inconstitucional". Constitucionalista alerta que revisão da lei magna "compete aos deputados", não ao Presidente.
Guinea-Bissau | Professor | José Carlos da Fonseca (DW/B. Darame)O constitucionalista guineense e professor da Faculdade de Direito de Bissau, José Carlos da Fonseca, considera como nulo o decreto do Presidente da Guiné-Bissau, publicado na segunda-feira (11.05), que instituiu a Comissão Técnica para a revisão constitucional.

Segundo o decreto presidencial n°14/2020 a que a DW África teve acesso, a comissão será constituída por cinco elementos e terá um prazo de três meses para apresentar ao Presidente da República um esboço do projeto de revisão da Constituição com a indicação dos artigos a rever e o sentido das modificações que nele se pretendam introduzir, assim como o projeto da própria Constituição revista, para posterior envio para a discussão e adoção pelos órgãos competentes.

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) reagiu em comunicado com "bastante preocupação" ao teor do decreto presidencial que considera "manifestamente inconstitucional" e "uma afronta ao princípio da separação de poderes", que é a base do Estado de direito. A LGDH condena "sem reservas" esta deriva constitucional de Umaro Sissoco Embaló que acredita consubstanciar "um indício de propensão perigosa para o exercício arbitrário do poder". A Liga exige ainda aos titulares de órgão de soberania que atuem conforme a Constituição e a lei "sob pena de provocar roturas maiores no tecido social".

Em entrevista exclusiva à DW, José Carlos da Fonseca, mestre em ciências jurídico-políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, diz que o Presidente não tem competência para criar uma comissão e em pleno estado de emergência, que o próprio Umaro Sissoco decretou. A revisão constitucional não pode ser apresentada, debatida, ou votada na vigência do estado do sítio ou de emergência, defende o constitucionalista.

DW África: Como é que podemos enquadrar constitucionalmente o decreto presidencial que institui a comissão técnica para a revisão da Constituição da Guiné-Bissau?

José Carlos da Fonseca (JCF): Em termos do enquadramento jurídico, o decreto n°14/2020 que cria uma comissão para revisão da Constituição, como um decreto, em termos de patologia, é inexistente juridicamente. A nossa Constituição no Artigo 91 é clara. Esta iniciativa legislativa compete aos deputados e ao Governo. Revisão da Constituição é um ato estrito senso legislativo. E, por força desta disposição constitucional, só dois órgãos na República da Guiné-Bissau têm a competência para pôr em andamento, em marcha, a vontade de criar ou rever uma lei. O Presidente da República, por força da Constituição, está excluído, não consta do Artigo 91 nº1 da nossa Constituição. 

DW África: Segundo a Constituição, quem tem competência nesta matéria?

JCF: Temos o Artigo 85 que fala da competência da Assembleia Nacional Popular (ANP) e diz-nos, claramente, que compete à Assembleia Nacional Popular proceder à revisão constitucional nos termos dos Artigos 127 e seguinte. Esta disposição constitucional remete-nos, em termos de competência da Assembleia, para o Artigo 127 que diz que a iniciativa de revisão constitucional compete aos deputados. O que significa que, por força de todas estas disposições que acabei de mencionar, o Presidente da República não tem competência de criar qualquer que seja uma comissão para efeito de mudança da nossa Constituição. Inclusive na nona legislatura e atual legislatura, a Assembleia Nacional Popular, através de uma resolução, criou uma comissão eventual para revisão da Constituição, da qual eu mesmo faço parte.

É uma comissão que abarca quase toda a estrutura, mesmo o Presidente da República tem representante. Todos os órgãos de soberania da República da Guiné-Bissau têm representante, têm assento naquela comissão eventual da revisão da Constituição. Está o Presidente da República, está o Governo, tribunais, sociedade civil, entidades religiosas, tudo. Toda a estrutura social tem assento naquela comissão. Logo, não há lugar para a criação de uma outra comissão técnica. Porque, de facto, este trabalho está a ser feito desde a nona legislatura pela ANP e que tem uma vocação constitucional para o efeito.

DW África: Em pleno estado de emergência, o que diz a Constituição? É possível avançar para uma revisão?

JCF: Não. Rigorosamente não. O Artigo 131, que faz os limites circunstâncias da revisão da constituição, faz parte do Artigo 127, o capítulo 2.º, diz que "nenhum projeto ou proposta de revisão poderá ser apresentado, debatido ou votado na vigência de estado de sítio ou estado de emergência".

O próprio sr. Presidente da República decretou a prorrogação do estado de emergência. Como é possível estar a contrariar o [Artigo] 131? Este momento é não o momento apropriado. Esta normação quer evitar [isso]. Neste momento em que todo o mundo está com o problema do coronavírus, é tempo de nos concentrarmos nisto.
Rispito.com/DW, 12/05/2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público