quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau preocupado com insultos nos meios de comunicação

Guiné-Bissau: Procurador-Geral inicia ações para recuperar bens do Estado |  Guiné-Bissau | DW | 20.08.2020O Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau, Fernando Gomes, disse que está preocupado com a forma como é exercida a liberdade de expressão no país, através de mensagens emitidas nas rádios e na Internet.

Em comunicado, a que a Lusa teve acesso, Fernando Gomes referiu que a Guiné-Bissau é um Estado de direito democrático em que a Constituição prevê que a liberdade de expressão e de imprensa são observadas, mas também chama a atenção dos cidadãos que aquelas devem ser exercidas dentro dos limites das leis nacionais e internacionais.

O procurador guineense realçou no comunicado que a forma como a liberdade de expressão tem sido exercida na Guiné-Bissau o deixa preocupado, uma vez, disse, alguns cidadãos recorrem às rádios e à Internet para proferir insultos, uso abusivo de palavras que incitam ao ódio, divisão étnica e religiosa.

Para Fernando Gomes, aquelas atitudes "põem em causa a unidade nacional e a coesão interétnica" que caracteriza o povo guineense, afirmou.

"Isso constitui uma inquietação", notou o Procurador-Geral guineense.

Fernando Gomes sublinhou, no entanto, que a sua chamada de atenção não pode ser interpretada como "sinónimo de recusa ou de qualquer tentativa de condicionar o debate público" sobre assuntos de interesse do país.

O procurador avisou que age de forma a prevenir eventuais crimes e exortou os órgãos de comunicação social para que promovam a diversidade de opiniões e repudiem "qualquer forma de libertinagem e de linguagens inapropriadas" que possam intoxicar os cidadãos.

Fernando Gomes acrescentou que dará seguimento a qualquer queixa que for apresentada ao Ministério Público por alguém que se sentir lesado nas declarações nos órgãos de comunicação social ou na Internet.

Também avisou que a Procuradoria irá atuar, dentro dos limites legais, para exercer as suas prerrogativas constitucionais de forma proativa.
Rispito.com/Lusa, 03-09-2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público