quarta-feira, 31 de março de 2021

Guiné-Bissau apurado para a fase final da CAN

A Guiné-Bissau apurou-se hoje pela terceira vez consecutiva para a Taça das Nações Africanas (CAN)
em futebol ao derrotar em casa o Congo, por 3-0, na sexta e última jornada do Grupo I.

Os golos da Guiné-Bissau foram apontados por Piqueti, aos 45 minutos, Frédéric Mendy, aos 79, e Jorginho Intima, aos 84.

Com este resultado, os 'djurtus' vão estar no CAN2021, inicialmente marcada para 2021, mas acabou por ser adiada para 2022 - apesar de manter a designação CAN2021 - para não coincidir com a Copa América e o Euro2020, que foram adiados, devido à pandemia de covid-19.

A Guiné-Bissau esteve na CAN2017 no Gabão, em 2019 no Egito e vai estar agora nos Camarões.

Em declarações à Lusa, o avançado Frédéric Mendy, que alinha no Vitória de Setúbal, disse que o "futebol continua a dar alegria aos guineenses, apesar de todas as dificuldades" do país.

O selecionador guineense, Baciro Candé, que apurou a Guiné-Bissau nas três edições da CAN, disse à Lusa que "o momento é de saborear o apuramento e preparar depois a participação na CAN".

Mesmo com as restrições impostas pelo Alto Comissariado contra a covid-19, depois do fim da partida, houve festa entre os jogadores, dirigentes da Federação e adeptos.

Um grupo de guineenses lançou nas redes sociais uma petição para pedir ao poder político que
condecore o selecionador, Baciro Candé, com a medalha Amílcar Cabral, disse à Lusa Garcia Cardoso, mentor da iniciativa.
"Porque não reconhecer o 'mister' Candé com a mais alta distinção do nosso país, pelo feito histórico de ter conseguido três apuramentos consecutivos da seleção nacional para a Taça das Nações Africanas (CAN)?", questionou Cardoso, emigrante guineense radicado no Porto.

Gestor de empresas, Garcia Cardoso quer recolher, "pelo menos cinco mil assinaturas", para serem entregues ao Governo, que, por sua vez, fará o pedido chegar ao Presidente da República.

O responsável pela petição considera que a Guiné-Bissau "deve orgulhar-se da proeza alcançada" por Baciro Candé, que, reconheceu, "não é fácil de se atingir".

Garcia Cardoso afirmou que todos os que possibilitaram o apuramento da Guiné-Bissau para a CAN2021, a disputar nos Camarões em 2022, devem ser felicitados, nomeadamente jogadores, dirigentes da Federação, autoridades e o povo da Guiné-Bissau.
"Mas, por ser o comandante, o mister Candé merece ser distinguido", notou Garcia Cardoso.
"Não é qualquer um que consegue apurar uma seleção como a nossa, dentro das nossas dificuldades, três vezes para a mais alta competição africana de futebol", declarou Garcia Cardoso.

Em poucas horas após o lançamento a petição para a condecoração a Baciro Candé já teve a adesão de dezenas de guineenses que a consideram justa e merecida.

A medalha Amílcar Cabral é a mais alta distinção da Guiné-Bissau e normalmente é atribuída a figuras ligadas ao poder do Estado ou Presidentes estrangeiros em visita ao país.
Rispito.com/O Jogo, 31-03-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público