quinta-feira, 22 de abril de 2021

Guiné-Bissau: PAIGC e PRS em negociações para uma nova maioria?

Os dois partidos vieram a público abordar a possibilidade de uma negociação para formar nova maioria parlamentar. Fundadores do PRS insurgem-se e as Forças Armadas pedem o afastamento dos militares da política.

Está quente o debate político em torno da governação da Guiné-Bissau, com muita movimentação dos líderes políticos. Uma suposta reunião entre o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira e o presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Nambeia, na vila de Pacthe Yalá, norte da Guiné-Bissau, veio agitar o cenário político guineense nas últimas 48 horas.

Segundo a imprensa local, que cita fontes partidárias, os dois partidos terão estado a tentar um acordo de incidência parlamentar que lhes permita formar uma nova maioria com vista à formação de um novo Governo. Mas o Parlamento da Guiné-Bissau continua fechado por causa da pandemia e deverá retomar as sessões plenárias apenas em maio.

Em conferência de imprensa realizada esta quinta-feira (22.04), o vice-presidente do PRS, Orlando Mendes Veigas, não descarta a possibilidade de avançar com as negociações.

"Na vida tudo é possível! Por isso é que se diz que na vida não há inimigos permanentes, as coisas mudam em função da realidade. Quem sabe se um dia houver a necessidade de fazer esse acordo, o PRS vai ponderar em função dos seus órgãos do partido", diz o ex-governante que não deu mais detalhes sobre a alegada reunião entre os líderes partidários, tendo confirmado apenas que o seu líder foi à vila de Pacthe Yalá a convite dos populares.

O PRS assinou um pacto de incidência parlamentarcom o Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), em maio do ano passado, que permitiu a formação do atual Governo de aliança liderado por Nuno Gomes Nabiam, líder da Assembleia do Povo Unido (APU-PDGB).

Coligação em rota de colisão?
Questionado pelos jornalistas sobre a alegada rutura na coligação que governa a Guiné-Bissau atualmente, Orlando Mendes Veigas diz que não pode responder "se há ou não um mal-estar na coligação, porque há um fórum próprio".

"Há um comité de seguimento e uma conferência de liderança que são órgãos competentes para resolver estas questões. Mas na vida há sempre problemas. Quando tivermos que tomar uma posição iremos fazê-la publicamente", frisa.

O posicionamento da direção do PRS gera desconfiança e não agrada aos membros fundadores do partido, que promoveram uma conferência de imprensa na quarta-feira (21.04) para acusar a direção de autoritarismo e de desvio dos ideais do partido. Mário Pires, antigo primeiro-ministro e Ibrahima Sorry Djaló, ex-presidente do Parlamento, lideram o grupo dos descontentes.

"Isto é nada mais do que um pré-anúncio da erosão política desta grande família renovadora e consequentemente um suicídio político coletivo", aponta Mário Pires, que assumiu o cargo do primeiro-ministro em 17 de novembro de 2002, quando o ex-Presidente e líder fundador do PRS, Kumba Ialá, dissolveu a Assembleia Nacional Popular (ANP).

O veterano aponta exemplos do rumo que o partido tomou: "A falta de realização regular das reuniões dos órgãos do partido por forma a assumir posição política institucional. Tem sido suplantado pela assunção de decisões pessoais e ou por um punhado de gente em nome do PRS", acusa, terminando com um grito de "basta' aos caprichos e interesses de quem quer que seja".

A direção do PRS, presidido por Alberto Nambeia, já refutou todas as acusações dos veteranos do partido.

Por sua vez, o PAIGC, também em conferência de imprensa, abriu a possibilidade de encontrar soluções para o que chama de má governação no país. "Queremos uma solução para a má governação a que estamos a assistir com a paralisia total das instituições, com greves sem fim, com a corrupção a todos os níveis. Se nós, o PAIGC, nos comungarmos com o PRS, como aconteceu em 2014, desses mesmos valores, não haveria nenhum problema da parte do PAIGC para a construção de um Governo. Seria um Governo baseado na Constituição, seria legal entre os dois partidos e não vai ser um Governo de fazer a instrumentalização de um ou de outro deputado", disse o jornalista Muniro Conté, secretário nacional de comunicação do PAIGC.

Estado Maior das Forças Armadas reage

Sobre a alegada reunião, há informações de que terá contado com a presença de algumas chefias militares no ativo e também na reserva, facto que obrigou o Estado Maior das Forças Armadas a apelar ao afastamento definitivo dos militares nas reuniões e atividades políticas, lê-se no comunicado emitido esta quarta-feira.

A nota, citada pela Agência de Notícias da Guiné (ANG), refere que "os referidos atos por si só, violam o dever de isenção política plasmado nos artigos 20º número 4 da Constituição da República da Guiné-Bissau, conjugados com artigos 30º e 31º números 1,4 e 5 da Lei da Defesa Nacional, que determinam o equidistanciamento dos militares da política partidária".

Sabe-se também que o contra-almirante Bubo Na Tchuto, ex-chefe da Marinha Nacional, foi convocado a comparecer esta quinta-feira no Estado Maior para ser ouvido no âmbito da elevada reunião, segundo uma convocatória na posse da DW África.
Rispito.com/DW, 22-04-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público