segunda-feira, 14 de junho de 2021

PAIGC reuniu Comité Central mais de um ano depois

O Comité Central é o órgão mais importante do PAIGC, depois do Congresso. Este fim-de-semana esteve reunido na localidade de Gardete, nos arredores de Bissau. Foi uma ocasião para o PAIGC, vencedor das últimas eleições legislativas na Guiné-Bissau mas arredado do poder, debater a vida interna do partido e ainda analisar a situação geral do país.

Foi a primeira reunião do órgão máximo do partido, desde há mais de um ano. O Comité Central não se reunia por causa da pandemia da Covid-19 e o líder do partido, Domingos Simões Pereira estava residente em Portugal.

Regressado ao país em Março, os opositores de Simões Pereira no partido acusam-no de fugir ao debate interno, para entre outros explicar os militantes os desaires nas eleições presidenciais e a saída do PAIGC do Governo.

O partido reuniu o Comité Central entre sexta-feira e sábado e conforme Domingos Simões Pereira para discutir em substância a vida do PAIGC, sem tabus.

Entre várias resoluções, os 351 membros do Comité Central aprovaram uma moção de confiança pela forma como Simões Pereira tem vindo a dirigir o PAIGC e prometem continuar a luta contra o actual regime instalado na Guiné-Bissau desde fevereiro último.

O Comité Central ainda aprovou moções de solidariedade para com os povos chinês e cubano e ainda uma moção de solidariedade para com o cineasta Flora Gomes, recentemente agraciado com um prêmio pela universidade norte-americana de Harvard.

O Comité Central ainda instou o tribunal do partido a acelerar os processos disciplinares conterá militantes e dirigentes que teriam traído os estatutos do PAIGC.
Rispito.com/RFI, 14-06-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público