quarta-feira, 23 de junho de 2021

PR da Guiné-Bissau recusa negociar abertura de fronteira com Guiné-Conacri

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, recusou hoje, em declarações à Lusa, negociar a reabertura da fronteira com a Guiné-Conacri, salientando que as fronteiras do seu país estão abertas.
"Da parte da Guiné-Conacri é que fecharam. O Presidente [da Guiné-Conacri, Alpha Condé] fez aquilo de uma forma unilateral. Ele há cerca de seis ou sete meses encerrou as fronteiras com a República da Serra Leoa, com a República do Senegal e com a Guiné-Bissau", afirmou, em declarações à Lusa, Umaro Sissoco Embaló.

A Guiné-Conacri decretou, a 29 de setembro de 2020, o encerramento das suas fronteiras com a Guiné-Bissau, Senegal e Serra Leoa por razões de segurança e no contexto da campanha eleitoral para as presidenciais de 18 de outubro, que acabaram por ser ganhas pelo atual Presidente, Alpha Condé, depois de alterações na Constituição, que lhe permitiram concorrer a um terceiro mandato.

Já em outubro, o ministro da Segurança e Proteção Civil da Guiné-Conacri, Damantang Albert Camará, disse ter informações "seguras e fidedignas" sobre uma suposta entrada no seu país de armas de uso militar, provenientes da Guiné-Bissau, que as autoridades de Bissau sempre recusaram.

"Ele fechou as fronteiras com aqueles três países porque pensou que estavam a apoiar o candidato Cellou Dalein Diallo. O que é caricato. Fechou de forma unilateral, o que vai contra o espírito dos acordos da CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental] e da boa vizinhança", afirmou Umaro Sissoco Embaló.

Na última cimeira de chefes de Estados e de Governo da CEDEAO, a Guiné-Conacri assinou um acordo com o Senegal com vista à abertura da fronteira e já depois de ter assinado um documento semelhante com a Serra Leoa.

"Abordou a Guiné-Bissau (por interposta pessoa) e eu disse que não. Eu não fechei fronteiras. Ele é que fechou, ele é que tem de abrir. A Guiné-Bissau nunca vai negociar a abertura de fronteira com a Guiné-Conacri. Não estivemos em guerra. A fronteira da Guiné-Bissau está aberta com a Guiné-Conacri. Somos países irmãos. Quem fecha é que manda abrir", afirmou.

Questionado sobre se o assunto foi debatido no sábado na cimeira de chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, realizada no Gana, Umaro Sissoco Embaló disse que foi debatido ao nível do Conselho de Ministros, que antecede a cimeira.

Na cimeira no sábado, Umaro Sissoco Embaló voltou a marcar a sua posição em relação à situação das fronteiras e o chefe de Estado do Gana, que assume a presidência em exercício da CEDEAO, disse que era escusado voltar ao assunto, caso contrário, teria de "o repreender".

"Eu fiz aquilo de propósito. A Guiné-Bissau nunca vai mandar negociar a abertura de fronteiras, ele é que fechou, ele é que manda abrir", explicou o Presidente guineense.

Umaro Sissoco Embaló salientou que o Presidente do Gana não lhe tirou a palavra.

"Pediu-me e disse que aquele não era o local", afirmou.

"Pediram-me, os meus colegas, para o poupar. Com Alpha Condé não há tolerância, porque pôs a Guiné-Bissau de rastos. A CEDEAO endossou-o de mediador para humilhar a Guiné-Bissau. Eu acabei com a mediação de Alpha Condé e hoje a Guiné-Bissau deixou de estar na agenda da CEDEAO e da comunidade internacional", afirmou.

Alpha Condé foi o mediador da CEDEAO para a crise política na Guiné-Bissau no âmbito dos acordos de Bissau e de Conacri.

Alpha Condé, de 82 anos, ganhou um controverso terceiro mandato presidencial, que ficou marcado por confrontos que provocaram a morte a dezenas de pessoas.

O Presidente da Guiné-Bissau foi uma das vozes críticas da candidatura de Alpha Condé a um terceiro mandato na Guiné-Conacri, tendo mesmo chegado a acusá-lo de "estar a tentar um golpe de Estado".
Rispito.com/Lusa, 23/06/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público