terça-feira, 22 de junho de 2021

Guiné-Bissau vai administrar vacina chinesa Sinopharm

O Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau disse hoje que vai começar a administrar a vacina chinesa Sinopharm no país no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.
A semana passada a comunidade chinesa residente em Bissau começou a ser vacinada com doses da vacina Sinopharm, que chegaram ao país doadas pelo Senegal, mas que ainda não tinham sido utilizadas devido à falta de homologação pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Estamos à espera da confirmação das autoridades chinesas para o fornecimento. Solicitamos um apoio às autoridades chinesas há uma semana, essa nossa solicitação está a ser analisada e brevemente vamos ter mais vacinas da Sinopharm", disse o médico guineense.

Além da vacina chinesa, a Guiné-Bissau está a aguardar a chegada de mais vacinas no quadro da iniciativa Covax, assim como do apoio que Portugal decidiu dar aos Países Africanos de Língua Portuguesa.

"Pensamos que a qualquer momento possamos ter mais vacinas disponíveis no país para prosseguir a vacinação", salientou.

A Guiné-Bissau iniciou a semana passada a administração da segunda dose da vacina às pessoas que receberam a primeira dose em abril.

Questionado sobre quantas pessoas já foram vacinadas com a primeira dose na Guiné-Bissau, Plácido Cardoso afirmou que os "dados estão a ser ultimados".

"A vacinação tem decorrido em vários momentos, houve alguns constrangimentos, mas as informações são encorajadoras", disse.

Sobre a emissão de certificados de vacinação, o médico explicou que a decisão será tomada a nível da sub-região.
Rispito.com/Lusa, 22-06-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público