sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Marcelo e USE na posse do novo chefe de Estado são-tomense

Os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, são os únicos chefes de Estado, entre os 300 convidados, que vão estar, sábado, na posse do novo Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova.

A cerimónia de posse de Carlos Vila Nova como Presidente da República de São Tomé e Príncipe tem o início previsto para as 9:00 locais (mais uma hora em Lisboa), na Assembleia Nacional (parlamento são-tomense), numa sessão solene, perante os deputados e centenas de convidados nacionais e estrangeiros.
"Nós iremos contar com convidados de seis países", revelou a diretora do gabinete de relações públicas da Assembleia Nacional, Ludmila Xavier, uma das instituições da comissão multissetorial criada para organizar a investidura do novo Presidente da República.

Entre os convidados, Ludmila Xavier destacou a presença do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, e do vice-presidente de Angola, Bornito de Sousa.

Ainda da comunidade lusófona, a organização tem a confirmação da presença de Cabo Verde, através do ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares, e da Guiné Equatorial, cujo representante não foi anunciado.
"Ao nível da costa africana teremos o presidente da Assembleia do Gabão", assegurou Ludmila Xavier, acrescentando que "ainda falta confirmações de alguns países".

Algumas organizações internacionais, como a Comunidade Económica dos Estados de África Central (CEEAC) e da União Europeia (UE), e representantes do corpo diplomático acreditados no país, também já confirmaram presença na investidura do novo Presidente são-tomense que será transmitida em direto pela rádio e televisão estatal.

O programa da sessão solene de tomada de posse do Presidente da República eleito prevê, além dos atos protocolares, a mensagem de saudação do presidente da Assembleia, Delfim Neves, e a mensagem de Carlos Vila Nova, após realizar o juramento enquanto Presidente da República de São Tomé e Príncipe.

O Presidente português já tinha manifestado, no dia seguinte à eleição de Vila Nova, a intenção de estar presente na cerimónia de posse de Vila Nova, durante uma conversa telefónica, na qual transmitiu ao Presidente eleito "votos de sucesso, bem como de desenvolvimento e aprofundamento das relações entre Portugal e São Tomé e Príncipe", segundo uma nova divulgada pelo Palácio de Belém.

Vila Nova será o quinto Presidente de São Tomé e Príncipe e vai suceder no cargo a Evaristo Carvalho, que não se recandidatou.

O futuro Presidente são-tomense foi eleito com o apoio do partido Ação Democrática Independente (ADI), na segunda volta das eleições presidenciais realizadas em 5 de setembro, com 57,54% dos votos, derrotando o seu adversário, Guilherme Posser da Costa, que teve 42,46% dos votos.

Após a sua eleição, Carlos Vila Nova garantiu que apenas o povo lhe poderá "dar ordens", prometendo trabalhar para acabar com o "ódio e perseguição" no país.
Rispito.com/RTP Noticias, 01/10/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público