quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Advogado guineense Octávio Lopes candidato à liderança do PAIGC

O advogado guineense Octávio Lopes anunciou hoje que vai ser candidato à liderança do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), cujo congresso se realiza em fevereiro.

“Com muita honra e sentido de missão, e após reunião com o presidente do partido sexta-feira dia 14, torno pública a minha disponibilidade e intenção de ser o primeiro subscritor de uma Moção de Estratégia Global e, consequentemente, candidato à liderança do PAIGC no X congresso ordinário e por inerência de funções candidato ao cargo de primeiro-ministro da Guiné-Bissau”, refere o advogado, em comunicado.

O congresso do PAIGC realiza-se entre 18 e 19 de fevereiro, em Bissau.

O candidato vai apresentar uma moção, denominada “Uma Agenda para o Partido e para a Guiné-Bissau”, que, refere, é um “instrumento pragmático, com metas e objetivos estratégicos ambiciosos a médio e curto prazo”.

No comunicado, Octávio Lopes, antigo assessor jurídico do ex-presidente guineense José Mário Vaz, explica que a curto prazo pretende “assumir a governação do país”, antes do final do primeiro trimestre de 2022, que reflita a “vontade do povo expressa nas eleições legislativas de 2019”, que o PAIGC venceu.

A médio prazo, o advogado pretende “ganhar as legislativas de 2023 com uma maioria absolutamente inequívoca” e a longo prazo fazer eleger um chefe de Estado apoiado pelo PAIGC.

“Ao estabelecermos este nexo de causalidade entre estas prioridades programáticas, fazemo-lo com a convicção de estar a interpretar e expressar a vontade da maioria silenciosa de militantes, responsáveis e dirigente que reconhece e compreende a necessidade de mudar de direção e a urgência de trilhar um novo caminho que permita ao PAIGC assumir a plenitude das suas responsabilidades com o povo guineense”, sublinha.

Octávio Lopes já tinha subscrito uma lista de dirigentes do PAIGC que questionam a liderança do atual presidente do partido, Domingos Simões Pereira, e que inclui nomes como o antigo primeiro-ministro Artur Silva; o ex-secretário de Estado das Pescas Mário Dias Sami; o ex-diretor-geral da Geologia e Minas Gilberto Charifo, e o empresário e atual deputado Hussein Farath.
Rispito.com/Lusa, 19/01/2022

1 comentário:

  1. Sem maioria cuma k partido pudi volta pa poder ? So se y resgata 5 deputados dissidentes.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público