quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Chefe das Forças Armadas guineenses pediu para "ir descansar" mas PR diz que recusou

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que o chefe das Forças Armadas, general Biagué Na Ntan, já pediu várias vezes para “ir descansar”, mas que ainda não aceitou o pedido.

“Está aqui o homem grande [chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas]; quantas vezes é que me pediu para ir descansar, mas sempre lhe disse para ficar mais um bocadinho no comando das Forças Armadas”, afirmou Sissoco Embaló.

O Presidente guineense falava aos jornalistas à margem da cerimónia de deposição de coroas de flores na campa de heróis nacionais, a propósito do dia 20 de janeiro, feriado nacional, que assinala o assassínio do fundador da nacionalidade guineense, Amílcar Cabral.

Ladeado de oficiais militares, entre os quais o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Biagué Na Ntan, o Presidente guineense disse estar em curso o processo de reforma no setor militar, mas que deve ser conduzido com calma.

Umaro Sissoco Embaló afirmou ainda que o general Biagué Na Ntan apresenta como argumento para ir para casa o facto de, na sua opinião, “o país estar a andar bem com os jovens no comando”, mas que sempre lhe pediu que esperasse.

O chefe de Estado referiu que um ano depois de entrar em funções como Presidente da Guiné-Bissau, Biagué Na Ntan informou-o que queria deixar o comando das Forças Armadas.
“Digo-lhe sempre que às vezes é preciso fazer a ponte de forma regular, entre gerações. Isso estabiliza”, observou o Presidente guineense, salientando que, na sua opinião, a paz também é comprada.

Umaro Sissoco Embaló frisou estar em curso o processo de novos recrutamentos de militares e que a meta é modernizar as Forças Armadas e permitir que voltem a tomar parte nas missões internacionais de manutenção da paz.
Rispito.com/Lusa, 20/01/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público