quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Autoridades tradicionais pedem intervenção de PR para ultrapassar problemas com autoridades políticas

O porta-voz dos régulos (autoridades tradicionais) da Guiné-Bissau, Issuf Baldé, pediu hoje ao chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, para ajudar a ultrapassar “problemas com as autoridades políticas” nas comunidades do país.

Os régulos da Guiné-Bissau estiveram hoje no Palácio da Presidência em Bissau onde foram apresentar cumprimentos de Novo Ano a Umaro Sissoco Embaló, como têm vindo a fazer diversas franjas da sociedade guineense desde o início de janeiro.

Antes da intervenção do Presidente guineense, o porta-voz dos régulos transmitiu as recomendações de uma concertação realizada na terça-feira em que foram analisadas as preocupações da população nas suas comunidades.

Em quase todas as comunidades foram detetados conflitos sobre a posse de terra, falta de segurança entre os criadores de gado, exploração de recursos naturais “sem o conhecimento dos régulos”, falta de estradas, centros de saúde, escolas, água potável e fraca cobertura de rede de telemóveis.

Issuf Baldé ainda transmitiu a Umaro Sissoco Embaló que em quase todas as comunidades do interior da Guiné-Bissau, a polícia tem vindo a apreender as motorizadas da população, mesmo quando aqueles veículos são usados para o transporte de doentes.

Em nome dos régulos da região de Bolama / Bijagós, Issuf Baldé disse ao chefe de Estado guineense que a população clama por transportes para a ligação entre as ilhas.

Umaro Sissoco Embaló, que se assume como descendente de régulos da região de Gabú, no Leste, prometeu transmitir as preocupações dos chefes tradicionais ao Governo e ainda anunciou que vai solicitar apoios junto de países com monarquia, nomeadamente no mundo árabe, para apoiar os régulos guineenses.

O Presidente guineense frisou que o papel do chefe de Estado é outro.

“Prometi, em caso de vitória eleitoral, trazer estabilidade e respeito da Guiné-Bissau lá fora. Isso, são dados visíveis hoje em dia por todos. Até final do ano toda a Guiné-Bissau terá energia elétrica”, afirmou Sissoco Embaló.
Rispito.com/Lusa, 26-01-2022


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público