sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

CAN2021: Guineenses apoiam ‘Djurtus’ mas pedem jogadores mais responsáveis

Os guineenses continuam firmes no apoio à seleção nacional de futebol, que disputa a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN) de 2021, mesmo depois da derrota de terça-feira, mas pedem mais responsabilidades dos jogadores.

A Guiné-Bissau estreou-se na terça-feira na CAN2021, a decorrer nos Camarões, com um empate sem golos, diante do Sudão, em encontro do Grupo D, tendo falhado uma grande penalidade nos minutos finais.

Na segunda ronda, agendada para sábado, a seleção guineense vai defrontar o Egito, que é treinado pelo português Carlos Queiroz e perdeu na terça-feira, por uma bola, com a Nigéria.

Apesar da derrota, vários guineenses disseram à Lusa que continuam a apoiar a seleção de futebol e ter boas perspetivas para o jogo frente ao Egito.

“As perspetivas são boas. Espero que a Guiné-Bissau consiga dar a volta por cima, tendo em conta os acontecimentos do último jogo, que não ganhou. Creio que vão usar a cabeça, entrar no jogo com a cabeça fria e tentar conquistar os primeiros três pontos no campo”, afirmou Luís Carvalho.

Luís Carvalho salientou também que há “uma nação atrás deles e devem acreditar”.

“Não é por falta de apoio. Há críticas, mas isso são coisas do futebol e ninguém gosta de perder. O Pelé deve continuar e concentrar-se no próximo jogo, que vai correr tudo bem”, acrescentou Luís Carvalho.

Pelé foi o jogador da seleção guineense que falhou a grande penalidade contra a equipa do Sudão.

“Eu acho que a expectativa é grande, não podemos perder a esperança acima de tudo. Nós somos uma nação, temos de ter confiança no nosso ‘team’ e isto é um trabalho de equipa. A união é que faz a força, portanto, estamos confiantes e vamos com garra”, afirmou Edilson Tavares.

Para Joaquim Afonso Lopes Júnior, outro adepto dos “Djurtus”, a expectativa é que a seleção ganhe o segundo jogo, porque toda a população está à espera da “vitória”.

“Estamos atrás dos Djurtus para dar força e confiança, porque no primeiro jogo queríamos a vitória, mas foi destino de Deus”, disse Joaquim Júnior.

Para Isidro Teixeira, a equipa no sábado poderá melhorar, mas lamentou a falta de preparação, que impede melhor jogo de equipa.

“Eu estive a ver o jogo e a questão principal é a falta de preparação de um conjunto. Havia iniciativas dos jogadores de tentar alcançar a área, mas em termos de conjunto a outra equipa foi melhor”, explicou Isidro Teixeira, antigo jornalista guineense da área do desporto, e mais duro nas críticas ao trabalho da seleção nacional.

Isidro Teixeira salientou também que é preciso mais “responsabilidade dos jogadores”, que não podem perder a bola “sem pressão”, salientando que houve falta de responsabilidade porque “milhões de guineenses e portugueses estavam a sofrer”.

“Isso é grave. O jogador quando entra em campo numa competição como a CAN tem de ter noção da responsabilidade. Perder bola é desastre no ataque, pois a equipa sofre contra-ataque”, salientou.

Isidro Teixeira disse também que o técnico guineense Baciro Candé não pode ter medo de fazer substituições e que a equipa não está preparada.
Rispito.com/Lusa, 14/01/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público