sábado, 15 de janeiro de 2022

Segundo candidato mais votado no congresso do PRS não reconhece resultados

O segundo candidato mais votado no sexto congresso do Partido da Renovação Social (PRS), terceira força política no parlamento guineense, Mário Fambé, disse que não reconhece a reeleição do líder do partido, Alberto Nambeia, à primeira volta.

Em nota enviada à agência Lusa, o mandatário de Fambé, atual ministro das Pescas da Guiné-Bissau, defende que, à luz do regulamento do congresso, Alberto Nambeia não atingiu o número necessário de votos para ser eleito à primeira volta.

"O candidato Alberto Mbunhe Nambeia obteve 44,8% dos votos dos delegados presentes no congresso, seguido do candidato Mário Siano Fambé, com 12,2%. Em termos do n.º 2 do artigo 3 nenhum candidato foi votado em lista uninominal por 50%+1 do total dos militantes com capacidade eleitoral ativa", lê-se no num requerimento enviado ao presidente da mesa do congresso.

No documento, assinado por Tibna Na Wana, mandatário de Mário Fambé, lê-se ainda que Alberto Nambeia obteve um total de 404 votos.

Ao anunciar os resultados da votação na quinta-feira, o porta-voz da comissão eleitoral, Carlos Biagué, disse que Nambeia obteve 405 votos válidos que lhe davam a maioria absoluta logo à primeira volta.
"Pede-se a realização da segunda volta nos termos do n.º 2 do artigo 3º do Regimento do VI Congresso e ordena-se a todas as diretorias que evitem fazer proclamações propagandísticas a indiciar a vitória de um dos candidatos", sublinha-se ainda no requerimento dos apoiantes de Mário Fambé.

Ao anunciar os resultados da votação para escolha do líder na quinta-feira, o porta-voz da comissão eleitoral, Carlos Biagué, afirmou que Alberto Nambeia tinha sido eleito à primeira volta por conseguir 405 votos válidos.

O mandatário de Mário Fambé contesta estes resultados e pede que se evite proclamar a vitória de um dos candidatos.

Contactadas pela Lusa, diferentes fontes da comissão eleitoral disseram, por um lado, que não tinham recebido qualquer reclamação e, por outro, que o assunto estava a ser analisado, ressalvando que os resultados foram proclamados na quinta-feira.

O sexto congresso do PRS deverá ser encerrado hoje e Alberto Nambeia, de 58 anos, tem previsto o seu discurso de consagração como líder do partido para um terceiro mandato de quatro anos.
Rispito.com/Lusa, 15/01/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público