quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

PAIGC acusa Ministério Público da Guiné-Bissau de “incompetência” e “irresponsabilidade”

O PAIGC acusou em comunicado, o Ministério Público guineense de “incompetência e irresponsabilidade” ao aplicar uma medida de coação ao líder do partido, Domingos Simões Pereira.

“No cumprimento da agenda política do regime, o Ministério Público pôs, desta vez, a nu toda a sua incompetência e irresponsabilidade, interpretando de forma errónea e invertida o Código de Processo Penal em matéria dos requisitos para aplicação de medida de coação”, refere, em comunicado, o PAIGC, liderado por Domingos Simões Pereira.

Manifestando o seu “repúdio e indignação” ao despacho do Ministério Público, o PAIGC salienta que o “que até aqui era prenúncio de intimidação e perseguição política” para tirar a liderança do partido a Domingos Simões Pereira e impedir a realização do congresso “tornou-se uma realidade” para todos o que defendem a democracia e o Estado de Direito.

O Ministério Público guineense enviou na segunda-feira um despacho à Assembleia Nacional Popular no qual determina a imposição de medida de coação de permanência no território a Domingos Simões Pereira, por o parlamento guineense estar a demorar a responder ao pedido de levantamento de imunidade ao deputado.

O Ministério Público pediu à Assembleia Nacional Popular para “permitir” que Domingos Simões Pereira fosse “interrogado na qualidade de suspeito”, em 01 de fevereiro, no âmbito do processo denominado Resgate.

Este processo está relacionado com o alegado apoio financeiro por parte do Governo a instituições bancárias, mas Simões Pereira alega que o acordo para essa ajuda foi assinado em novembro de 2015, quando já não era primeiro-ministro, cargo que assumiu entre julho de 2014 e agosto de 2015.

A mesa da Assembleia Nacional Popular analisou terça-feira o pedido, mas falta o parecer da Comissão de Ética. A reunião da comissão permanente para analisar o assunto foi adiada por falta de quórum e por causa da falta do parecer da comissão.

O partido considera que a decisão do Ministério Público revela um “total desrespeito pela Assembleia Nacional Popular”, que “enquanto detentor da imunidade dos deputados e órgão de soberania é hierarquicamente superior ao Ministério Público”.

O PAIGC salienta também que só ao parlamento “compete levantar a imunidade, mediante a apresentação de elementos e indícios, devidamente comprovados, antes de serem deferidos pela Comissão de Ética à comissão permanente ou plenária”.

Esta é a terceira vez que o Ministério Público da Guiné-Bissau pede o levantamento da imunidade parlamentar de Domingos Simões Pereira.

A primeira vez ocorreu em 2018 e a segunda vez em julho de 2021. O parlamento guineense recusou sempre levantar a imunidade do deputado.

Em 2021, na sequência do pedido, a Comissão de Ética do parlamento decidiu unanimemente não levantar a imunidade do líder do PAIGC por falta de existência de elementos suficientes.
Rispito.com/Lusa, 23/02/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público