sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

"Tenho sérias dúvidas de que tenha havido golpe de Estado" na Guiné

Ruth Monteiro, ex-ministra da Justiça da Guiné-Bissau, acusa o governo de forjar o golpe de Estado para calar a dissidência interna. Perseguida na Guiné e refugiada em Portugal, diz que ainda teme pela vida.

Ruth da Conceição Monteiro foi Ministra da Justiça, dos Direitos Humanos e dos Negócios Estrangeiros no útimo governo do PAIGC - Partido para a Independência da Guiné e Cabo Verde, agora a principal força da oposição na Guiné-Bissau, mas só há meses decidiu filiar-se no partido. Perseguida politicamente por Umaro Sissoco Embaló, o presidente cujo governo foi alvo de um golpe de Estado na terça-feira, 1, Ruth Monteiro diz ter sido ameaçada de morte, alvo de processos-crime de que é inocente e impedida de sair do país.

Exilada em Portugal desde 2020 (ano da eleição de Embaló), a ex-ministra duvida da veracidade do golpe de Estado que ainda tem tantas questões por responder. Diz que o presidente pode estar implicado no narcotráfico e acusa a comunidade internacional de conivência. Algumas destas questões, afirma, colocam a sua vida em risco.
Rispito.com/Sabado, 04-02-2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público