terça-feira, 15 de março de 2022

UNTG ACUSA PRIMEIRO-MINISTRO DE VIOLAR ACORDOS ASSINADOS

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) acusa o primeiro-ministro de estar a persistir na violação do princípio da legalidade na administração pública com nomeações arbitrárias no aparelho de Estado.

A UNTG, em nota à imprensa, afirma que este comportamento de Nuno Nabiam viola um dos pontos em consenso nas adendas dos memorandos de entendimento de 2019 e 2020, que é a anulação de ingressos feitos “arbitrariamente” no aparelho de Estado.

A UNTG disse que sempre cumpriu a sua obrigação legal e estatutária, mas, segundo a central, o governo não tende a agir com base no primado da lei e respeito da dignidade da pessoa humana.

A UNTG sustenta que depois de um (1) ano de luta da Central Sindical com o propósito único de organizar Administração Pública Guineense, repor a justiça salarial e dignificação dos servidores públicos e trabalhadores em geral e, o fruto desta reivindicação, o parlamento procedeu cortes necessárias em diversas rubricas plasmadas no atual Orçamento Geral de Estado, já promulgado pelo presidente da Republica.

Em nota, a UNTG lembra que, apesar de contatos entre os órgãos da soberania onde foram estabelecidos compromissos em concretizar a necessidade do aumento salarial e estabelecer o salário mínimo no país, ainda não há sinal de contato por parte do governo.

UNTG-CS garante que “em nenhum momento” compactuará com a exploração da classe política e governativa do país para com os funcionários.
“A Guiné-Bissau tem condições objetivas de proceder o aumento salarial, consequentemente, devolver a capacidade de compra dos trabalhadores guineenses”, lê-se na mesma nota enviada à RSM.

A UNTG acusa ainda os ministros da educação e da saúde de terem transferido e baixado categorias dos funcionários e membros sindicais por terem aderido às greves convocadas pelos sindicatos e, o fato “entroncam gravemente com o princípio da legalidade”.

Portanto, a UNTG promete retomar o processo reivindicativo usando “todas as formas legais possíveis”, isto em referência com a lei da liberdade sindical.

Na sexta-feira, a UNTG tinha avisado ao governo para cumprir com o acordo assinado entre as partes no que se refere ao engajamento da Assembleia Nacional Popular, no aumento do salário mínimo no país.
Rispito.com/Radio Sol Mansi, 15-03-2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público