segunda-feira, 14 de março de 2022

Senegal lança ofensiva contra separatistas de Casamança

O exército senegalês lançou uma operação militar contra os rebeldes na região sul de Casamança, disse o chefe do Estado-maior numa declaração no final do domingo.

“No âmbito da sua missão de segurança de pessoas e bens, o exército no domingo 13 de Março de 2022, lançou uma operação com o objectivo principal de desmantelar as bases da facção de Salif Sadio do Movimento das Forças Democráticas de Casamança, MFDC", disse a declaração, acrescentando que a " operação visa igualmente destruir todos os bandos armados que participam em actividades criminosas na região".

"O exército continua determinado... a preservar a integridade do território nacional a todo o custo", concluiu a nota.

O Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC) tem conduzido um conflito separatista de baixa intensidade no sul do Senegal desde 1982, que já custou vários milhares de vidas.

O MFCD está dividido em várias facções, sendo uma delas chefiada por Salif Sadio.
No último confronto a 24 de Janeiro, quatro soldados senegaleses foram mortos e sete capturados vivos e levados através da fronteira para a Gâmbia.

Os sete foram libertados a 14 de Fevereiro.
Casamança foi uma possessão portuguesa durante centenas de anos até ser cedida à França em 1888.
Tornou-se parte do Senegal depois de o país ter conquistado a independência em 1960.

A região, que tem uma cultura e língua distintas, está separada geograficamente do resto do Senegal pelo rio Gâmbia, em torno do qual se situa o minúsculo Estado da Gâmbia.

Nesta segunda-feira, 14, o porta-voz do Governo da Gâmbia, Ebrima Sankareh, disse que várias aldeias fronteiriças do país têm vindo a registar pessoas deslocadas internamente desde a noite de domingo.

O Presidente da Gâmbia, Adama Barrow, ordenou o aumento das patrulhas, acrescentou Sankareh numa declaração, jurando proteger a nação "contra qualquer potencial ameaça estrangeira".
"A Gâmbia não será utilizada como plataforma de lançamento nem permitirá que ninguém entre no país com armas e munições", acrescentou a declaração

Os rebeldes da Casamança, acusados de tráfico de madeira e cannabis pelo Senegal, têm tradicionalmente procurado refúgio na Gâmbia ou na Guiné-Bissau, que também faz fronteira com o Senegal.

O conflito tinha estado na sua maioria adormecido até que o exército do Senegal lançou uma nova e importante ofensiva no ano passado, concebida para expulsar os rebeldes.

O Presidente senegalês Macky Sall fez da "paz definitiva" em Casamança uma prioridade do seu segundo mandato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público