quinta-feira, 28 de abril de 2022

União Europeia coloca na agenda de trabalho na Guiné-Bissau prevenção de extremismo violento

A União Europeia (UE) colocou na agenda de trabalhos na Guiné-Bissau a prevenção do extremismo violento com o lançamento do projeto “No Sumia Paz”, que visa promover a paz, cidadania e direitos humanos no país.

“Na realidade este projeto hoje apresentado é fruto de uma iniciativa ousada da União Europeia em trazer o tema da prevenção do extremismo violento para a agenda de trabalhos na Guiné-Bissau”, afirmou a chefe da cooperação da UE, Simona Schdele, no lançamento do projeto.

O projeto “No Sumia Paz” (Nós Semeamos Paz) é financeiramente apoiado pela União Europeia e implementado pelas organizações não-governamentais Aida (espanhola), Associação dos Amigos da Criança da Guiné-Bissau (guineense) e a italiana Acra.

No discurso proferido na cerimónia, na Casa dos Direitos em Bissau, Simona Schdele recordou um estudo realizado pela União Europeia a nível regional, incluindo a Guiné-Bissau, sobre os riscos e fatores da radicalização e extremismo violento.

“O estudo veio mostrar em primeiro lugar que as carências no sistema educativo são vistas como um fator de vulnerabilidade suscetível de favorecer o surgimento de processos de radicalização, que podem conduzir ao extremismo violento”, disse, salientando que foi recomendada a implementação de um programa de prevenção direcionado aos jovens.

“Este projeto constitui uma tentativa de fortalecer o acesso à educação em regiões consideradas prioritárias e promover os direitos humanos”, referiu.

O projeto, que vai decorrer durante cinco anos nas regiões de Oio, visa apoiar as organizações da sociedade civil na promoção do diálogo e na prevenção do radicalismo do extremismo violento.

“Tentaremos em conjunto apostar numa abordagem ajustada às necessidades das populações ao mesmo tempo que tentamos trazer perspetivas novas à educação através, por exemplo, da formação multilingue e educação para a cidadania e a paz”, explicou a chefe da cooperação da União Europeia.
Rispito.com/Lusa, 28/04/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público