quinta-feira, 23 de junho de 2022

Daba Naualna exonerado do cargo do Presidente do Tribunal Militar Superior

De acordo com o decreto presidencial divulgado , esta quinta - feira 23 de junho , pelo Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do Presidente da República , " é o Brigadeiro - general , Daba Naualna exonerado do cargo do Presidente do Tribunal Militar Superior, para o qual havia sido nomeado por decreto Presidencial N ° 3 / 2018 , de 16 de Fevereiro " . 
O documento presidencial não apontou os motivos da decisão do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló , salientando apenas que foi uma " proposta do Governo , por iniciativa do Chefe de Estado de Estado - maior General das Forças Armadas [ Biagué Na NTan ] e aprovada pelo Conselho Superior da Defesa Nacional " . 

Fontes militares indicam que a exoneração do Brigadeiro - general , Daba Naualna , do cargo do Presidente do Tribunal Militar Superior é motivada pela sua recusa de manter na prisão alguns militares guineenses suspeitos de envolvimento em alguns casos de alegadas tentativas subversão da ordem ou de golpes de Estado , incluindo o caso 1 de Fevereiro com o assalto ao Palácio do Governo . 

Pouco depois do ataque ao Palácio do Governo , o Chefe de Estado - maior General das Forças Armadas , Biaguê Na N'Tan , acusou o Tribunal Militar de ter ordenado , no passado , a libertação de " indivíduos que viriam a envolver - se no caso 1 de Fevereiro " , segundo as suas palavras . 

Para substituir Daba Naualna , o Chefe de Estado guineense , nomeou o Brigadeiro - General , Quinto Quadé , até aqui o seu Conselheiro para a Área da Defesa e Segurança . O Brigadeiro - General Daba Naualna , militar formado em Direito , foi o Porta - voz do Comando Militar que deu golpe de Estado a 12 de Abril de 2012 sob o qual ainda pende as sanções das Nações Unidas
Rispito.com/e-Global, 23-06-2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público