terça-feira, 12 de julho de 2022

Ministro Fernando Gomes diz não ter dinheiro para eleições mas confiante nos parceiros

Em exclusivo à VOA, o ministro da Administração Territorial e Poder Local aborda o processo eleitoral em preparação

BISSAU — 
A cinco meses das eleições legislativas antecipadas na Guiné-Bissau, marcadas para 18 de Dezembro, o ministro da Administração Territorial e Poder Local afirma que o Governo não dispõe ainda dos fundos necessários para garantir o processo eleitoral, mas diz estar optimista com os resultados dos contactos que mantém com actores nacionais e internacionais.

O custo total do processo ascende a 14 milhões de dólares.

Em entrevista exclusiva à VOA, Fernando Gomes garante que, para o recenseamento eleitoral, o Governo dispõe de kits à sua disposição, no entanto, à luz da exigência dos partidos políticos que evocaram a lei eleitoral, “o único problema agora reside nas impressoras que ainda não chegaram ao país”.

Sendo assim, o Governo diz que não se pode marcar a data do início de recenseamento eleitoral.

Mas, admite Gomes, “possivelmente até ao final dessa semana ou na próxima semana teremos a confirmação da data de chegada das impressoras, a a partir dessa data nós estaremos em condições de marcar a data do início do recenseamento”.

Contactos com parceiros

Sobre o número de brigadas necessárias para o recenseamento, o titular da pasta da Administração Territorial e Poder Local afirma que vai depender do contexto que envolverá o início do processo.

Aliás, para o acto do registo dos eleitores, Fernando Gomes afirma que o Governo necessita de cerca de 9 milhões de dólares americanos, um valor que inclui ainda “a dívida da eleições de 2019”.

Questionado se o Governo tem esse fundo, respondeu ”não, não tem”.

“Neste momento não temos fundos disponíveis para isso. Estamos precisamente em contacto com alguns parceiros da Guiné-Bissau para a obtenção de fundos necessários”, revela Gomes quem diz ainda que “neste aspecto estamos, não diria confiantes a 100 por cento, mas tudo leva a crer de que, com os nossos parceiros e com o esforço do Governo, será possível conseguir esse montante para o recenseamento eleitoral.

Contudo, a nível interno, o ministro da Administração Territorial e Poder Local diz que vai contar com o imposto nacional da democracia, ainda que para o próprio acto eleitoral a Comissão Nacional de Eleições (CNE) vai precisar do equivalente a mais de quatro milhões de dólares.

Questionado sobre a lisura do processo, Fernando Gomes garante um processo de recenseamento eleitoral transparente e promoete "o envolvimento de todos os actores partidários no processo de recenseamento".
Rispito.com/VOA, 12/07/20222

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público