sábado, 13 de agosto de 2022

 

PAIGC DENUNCIA INGERÊNCIA DO POLDER POLITICO NA VIDA DO PARTIDO

Quando faltam sete dias para a realização do X ° Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde ( PAIGC ) , a indefinição e incerteza sobre a reunião magna prevalece . No entanto , o partido acredita que poderá realizar o Congresso . 
Depois do Acórdão do Tribunal de Relação dar razão ao partido e condenar o queixoso Bolon Conté , o PAIGC reuniu o Comité Central e o Congresso remarcou para 19 a 21 de Agosto mês , mas pouco tem feito nos preparativos do mesmo . 

A e - Global soube , de fontes do partido , que apesar das férias judiciais , o PAIGC foi notificado pelo Tribunal , o recurso apresentando pelo militante queixoso e condenado a pagar multa ao partido . Esse cenário leva a crer que até à data do Congresso é possível que volte a acontecer algo semelhante ao já ocorrido em que a Polícia , alegando cumprir ordens do Tribunal , interveio junto dos Congressistas na sede do PAIGC . 

Outro sinal é com base nas tímidas campanhas dos candidatos , e ausência de outros , apesar de ter sido já divulgado que cinco militantes vão concorrer a liderança do partido . Domingos Simões Pereira será candidato a sua sucessão e também tem aparecido pouco em campanha . João Bernardo Vieira , ex - porta - voz do Partido e Octávio Lopes , opositor da direcção cessante , são outros nomes que concorrem à liderança do PAIGC , juntando - se a Edson Araújo .

O partido continua com os problemas pendentes por resolver , mas tudo vai novamente depender do Tribunal . O militante Bolon Conté , que perdeu a causa no Tribunal de Relação , entrou com um recurso de agravo junto do Supremo Tribunal em plenas férias . Os tribunais estão em férias , mas admite - se que , até os dias que antecedem o Congresso medidas podem ser tomadas .

Na reunião do Comité Central do PAIGC , os participantes aprovaram uma Moção de Felicitação e Gratidão ao Colectivo de Advogados , pelo profissionalismo que tem demonstrado na defesa dos processos do PAIGC junto dos Tribunais , destacando o último Acórdão do Tribunal da Relação , que deu razão ao PAIGC e , subsequentemente , permitiu a fixação da data do Congresso para os dias 19 , 20 e 21 de Agosto de 2022 . 

Na mesma reunião o Comité Central referiu que a " defesa do PAIGC " foi obrigada a lidar com situações atípicas de processos politizados , com a interferência do Regime nas instâncias judiciais . A Providência Cautelar intentada por um ex - militante do PAIGC e que desembocou em sucessivos adiamentos do X Congresso foi bem reveladora da ingerência Poder Político nas questões de Justiça .
Rispito.com/e-Global, 12/08/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público