quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Guiné-Bissau ratifica acordo para Zona de Comércio Livre Continental Africana – MNE

A Guiné-Bissau ratificou o acordo para integração na Zona de Comércio Livre Continental Africana, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense numa mensagem divulgada na rede social Facebook.

Na mensagem, o Ministério dos Negócios Estrangeiros refere que “já depositou o seu instrumento de ratificação”.

A Guiné-Bissau é o 44.º país a ratificar o acordo, que assinou em fevereiro de 2019.

Segundo um relatório do Banco Mundial, o acordo vai criar a “maior zona de comércio livre do mundo medida pelo número de países participantes” e tem potencial para “retirar 30 milhões de pessoas da pobreza extrema” se forem adotadas reformas políticas e comerciais “significativas”.

“A criação do vasto mercado regional representa uma importante oportunidade para ajudar países africanos a diversificarem as suas exportações, acelerarem o crescimento e atraírem investimento direto estrangeiro”, refere o relatório, denominado “AfCTA: Efeitos Económicos e Distribuição”.

O Banco Mundial salienta que para ser criar o “mercado continental será necessário um esforço determinado para reduzir todos os custos de comércio” e os governos vão ter de desenhar “políticas destinadas a aumentar a agilidade das suas forças de trabalho para tirarem partido de novas oportunidades”.

O acordo para a criação da Zona de Comércio Livre Continental Africana tem, segundo o Banco Mundial, potencial para tirar 30 milhões de africanos da pobreza extrema, aumentar o rendimento de África, bem como as exportações e promover o pagamento de salários maiores às mulheres, aos trabalhadores qualificados e não qualificados.

No caso da Guiné-Bissau, o Banco Mundial refere que, por exemplo, a taxa de pobreza cairia de 37,9% para 27,7%.
Rispito.com/Lusa, 28-09-2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público