terça-feira, 4 de outubro de 2022

França analisa apoio financeiro ao Orçamento Geral do Estado da Guiné-Bissau

Uma missão do Governo de França está em Bissau para analisar apoio financeiro ao Orçamento Geral do Estado e as negociações com o Fundo Monetário Internacional, anunciou hoje, em comunicado, o Ministério das Finanças guineense.

“Esta missão revela que as relações entre os dois países são excelentes”, afirmou o ministro das Finanças guineense, Ilídio Té, no final de um encontro com a missão, citado no comunicado enviado à imprensa.

Durante o encontro, foram discutidos também a abertura da escola francesa em Bissau, a massa salarial, a inflação e o quadro fiscal.

"É um ato histórico", disse o ministro das Finanças, sublinhando “o empenho e determinação” do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, para colocar a Guiné-Bissau na “esfera internacional”.

O embaixador de França no país, Terence Wills, destacou o “renascimento da cooperação entre Bissau e Paris”, referindo que a missão que chegou a Bissau simboliza a “retoma plena da assistência financeira francesa”, salientando a “missão magnífica do Presidente” guineense.

França, segundo o embaixador, suspendeu a assistência financeira a Bissau há mais de 20 anos.

A missão francesa, que vai estar em Bissau até sexta-feira, é liderada por Yves Charpentier, conselheiro financeiro para África na Direção-Geral do Tesouro francês.

No ano passado, o Governo francês apoiou com 1,5 milhões de euros o Orçamento do Estado guineense, um montante maioritariamente destinado a pagar aos técnicos de saúde envolvidos no combate à pandemia da covid-19.
Rispito.com/Lusa, 04-10-2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público