segunda-feira, 14 de novembro de 2022

PRS ANUNCIA FIM DE ACORDO COM O GOVERNO DA INICIATIVA PRESIDENCIAL

O Presidente do Partido da Renovação Social (PRS) anunciou este sábado 12 de Novembro o fim do acordo de incidência parlamentar com os partidos políticos que apoiaram Umaro Sissoco Embaló, actual chefe de Estado da Guiné-Bissau.

A posição do PRS foi tornada pública por Fernando Dias, presidente em exercício do Partido, na localidade de Encheia, norte do país, no âmbito dos contactos com os militantes e simpatizantes deste partido político.

Com "a dissolução do parlamento e o fim do acordo de incidência parlamentar, sentimos envergonhados, porque viemos cá pedir votos, mas hoje cada um faz a sua agenda", disse. O episódio 1 de Fevereiro, que resultou na detenção de dezenas de militares e alguns civis também mereceu a observação do líder do PRS. "Condenamos qualquer forma de subversão da ordem constitucional. Nunca compactuamos com golpes. Mas, se o Tribunal ordenar a soltura dos presos, temos que aceitar. A lei não está na cabeça de ninguém. Temos que deixar a lei vigorar", frisou.

Fernando Dias criticou também a eventual criação de um tribunal ad hoc para julgar supostos envolvidos no caso da tentativa de golpe de estado de 1 de Fevereiro deste ano. "Ouvimos que está-se a criar condições para julgamento dos detidos do caso 1 de Fevereiro por um tribunal ad hoc. É bom dizer que na lei da Guiné-Bissau não há tribunal ad hoc. Inventar artigo, como aquele que foi inventado no caso de 17 de Outubro, nunca! Vamos por pessoas nas ruas caso for criado esse tribunal", disse o Presidente do PRS, que mostrou ainda optimista que "um dia saberemos quem são os verdadeiros actores de caso 1 de Fevereiro".

O líder dos "Renovadores" apelou ainda ao diálogo para a realização do Congresso do Partido

O líder dos "Renovadores" apelou ainda ao diálogo para a realização do Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). "Somos democratas. Não queremos ver qualquer partido ser impedido de concorrer às eleições. Apelamos ao diálogo interno", finalizou Fernando Dias no seu discurso aos militantes e simpatizantes do Partido da Renovação Social, acompanhado de altos dirigentes do seu partido.

O PRS faz parte do acordo de incidência parlamentar que resultou na formação do Governo, liderado por Nuno Gomes Nabian, logo depois de Umaro Sissoco Embaló ter assumido a Presidência da República a 27 de Fevereiro de 2020. Ainda tem vários Ministros no actual Executivo da iniciativa presidencial.
Rispito.com/e-Global, 14/11/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público