segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

PR considera que Guiné-Bissau alcançou “níveis inéditos de credibilidade” em 2022

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló considerou hoje que o país alcançou “níveis inéditos de credibilidade” em 2022, sendo o ponto alto a presidência da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

No tradicional discurso de final do ano, Sissoco Embalo defendeu que, apesar de ter sido um ano difícil, 2022 foi de desafios que, disse, permitiram à Guiné-Bissau “registar acontecimentos marcantes no plano nacional e internacional”.

“A Guiné-Bissau conseguiu uma maior visibilidade e credibilidade, atingindo níveis inéditos. Pela primeira vez, desde 1975, o Presidente da República da Guiné-Bissau, preside à Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO”, enalteceu Embaló.

O Presidente guineense observou ainda que o país “soube posicionar-se com sucesso” no concerto das nações, “fazendo-se ouvir” nas conferências e eventos internacionais e ainda “participou ativamente” na procura de soluções pacíficas e duradouras para os conflitos que assolam a sub-região, África e o resto do mundo, disse.

Umaro Sissoco Embaló afirmou que o país “viveu efetivamente um ano de intensa atividade diplomática”, com enfoque na promoção das potencialidades económicas, culturais e turísticas visando a atração do investimento estrangeiro.

Notou que as conquistas a que se refere foram alcançadas numa altura em que o mundo ainda estava a recuperar dos efeitos da pandemia da covid-19 e abalado pela subida de preços de produtos alimentares e petrolíferos, fruto da guerra no leste da Europa.

“Neste contexto difícil, alcançámos resultados notórios em várias frentes, graças aos nossos próprios esforços internos, à cooperação e solidariedade de parceiros e amigos”, declarou Sissoco Embaló.

A nível interno, o Presidente guineense entende que foi registado “um salto qualitativo” na luta contra a corrupção e prometeu "redobrar a atenção" nas questões sociais, nomeadamente Educação, Saúde e infraestruturas públicas, com vista à melhoria das condições da população.

“Importantes obras de requalificação urbana estão em curso na cidade de Bissau. Trata-se de uma transformação de que Bissau precisava e que não acontecia desde a independência”, sublinhou Umaro Sissoco Embaló.

O Presidente evocou a tentativa de golpe de Estado de 01 de fevereiro, como “um dos momentos mais difíceis do ano” e considerou que “era uma clara tentativa de reverter as mudanças positivas” que, disse, estão em curso na Guiné-Bissau.

Umaro Sissoco Embaló aproveitou para voltar a apelar aos cidadãos em idade de votar para se recensearem tendo em vista as eleições legislativas marcadas para 04 de junho de 2023.

“Façamos tudo para demonstrar a nossa maturidade política, dignificar a nossa democracia e a Guiné-Bissau”, observou Embalo, que ainda felicitou os guineenses que alcançaram sucessos em 2022, o que, disse, ajudou a engrandecer o prestígio do país.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público