quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Principal festa popular do país terminou na terça-feira

O Carnaval 2023, a principal festa popular guineense que decorreu este ano entre os dias 18 e 21 do corrente mês Sob o lema "Carnaval de Coesão Nacional e Integração Regional"terminou na terça-feira .

Este ano não houve o tradicional concurso de grupos, devido às dificuldades financeiras do país.

Na segunda e terça-feira 20 grupos desfilam ao final da tarde na avenida João Bernardo Vieira, que liga o aeroporto ao Mercado do Bandim, ao som de música barulhenta, apitos e brejeirices da juventude.

Devido às dificuldades financeiras do país, este ano não houve o tradicional concurso do Carnaval, até porque vários grupos reclamam ainda o pagamento de prémios do Carnaval de 2020.

Para além de desfile de exibição da cultura guineense feita por 20 grupos organizados, os 'carnavalistas' que afluíram sobre Bissau fizeram demonstrações livres de trajes, máscaras e danças do folclore das diferentes etnias guineenses.

Também se juntaram ao Carnaval este ano, grupos de comunidades de emigrantes da Guiné-Conacri, da Nigéria e do Senegal.

Leonardo Cardoso, presidente da Comissão organizadora, defendeu que o Carnaval é o principal marco da coesão entre os guineenses.

Buscando internacionalização do Carnaval, o Governo convidou o ministro da Cultura e do Património Histórico do Senegal, Aliu Só, para assistir ao Carnaval à testa de uma importante delegação.

Só em Bissau, a Polícia de Ordem Pública colocou nas ruas cerca de 3500 agentes.

O presidente da Câmara Municipal de Bissau, José Medina Lobato, enalteceu para a RFI o espírito de tranquilidade que tem marcado o Carnaval de 2023.

É uma das maiores festas populares que temos no país, já tradicional, onde demonstramos a nossa cultura, a nossa tradição, a nossa diversidade cultural, normalmente, e este ano, felizmente já começou desde sexta-feira e está a decorrer muito bem, sem problemas, sem indisciplina, sem agressões, queremos um Carnaval com harmonia, um Carnaval de solidariedade.

Tal como noutras ocasiões, a maior festa popular foi marcada pela presença de muitos turistas estrangeiros, que não perderem momentos de registo, em fotografia e vídeo, da tradicional festa carnavalesca de Bissau. 
ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público