quinta-feira, 4 de maio de 2023

Sindicalistas denunciam “tentativa de sequestro” do Secretário-geral da UNTG-CS.

Os Sindicatos filiais da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné – Central Sindical ( UNTG-CS) denunciaram esta quarta-feira, 3, “a tentativa de sequestrar” o Secretário-geral da maior Central Sindical guineense, Júlio Mendonça.

A “UNTG-CS tinha agendado uma manifestação no primeiro de Maio, mas, infelizmente, tivemos informações fidedignas em como houviam planos para sequestrar e espancar o Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné", revelou o sindicalista Seni Djassi, Porta-voz de Frente Comum dos Sindicatos do Setores de Educação, que considerou ainda "injusto" o que a UNTG-CS está a enfrentar.

Na semana passada, um grupo de sindicalistas liderado pelo ex-líder do Sindicato Democrático dos Professores, Laureano Pereira, realizou um “congresso a margem da decisão do tribunal", que tinha dado improcedente o seu recurso.

De acordo com Malam Homi Indjai, a UNTG-CS será assaltada brevemente, isto baseando nas informações que têm.

“Há membros do Governo que patrocinam um grupo contra a direção do Central Sindical”.

“Queremos chamar atenção a alguns membros do atual Governo de que a UNTG-CS não é uma estrutura partidária. O Secretário-geral da UNTG-CS é escolhido dentro do colégio de delegados indigitados pelas estruturas filiais da Central Sindical. O Conselho Central da UNTG-CS tem 150 membros permanentes, não se pode organizar um congresso sem a maioria desses. Não vale a pena continuamos a ter este tipo de estado onde o tribunal decide e outro faz contrário”, refere o sindicalista.

"Estamos perante um ataque com pretensão de aniquilamento do sindicalismo na Guiné-Bissau. Temos que manter unidos, porque este é um ataque frontal contra a democracia e a UNTG-CS. Soubemos a história de carros que certos líderes sindicais tomaram, outros perderam Congressos e recusaram entregar as chaves da sede. Hoje querem assaltar o poder”, replicou, por sua vez, Yoyo João Correia, porta-voz da Frente Social
CFM, 03/05/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público