quinta-feira, 2 de novembro de 2023

PR guineense promete prisão a quem deitar lixo na via pública em Bissau


O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, prometeu hoje prisão a quem for apanhado a atirar lixo para a via pública em Bissau, que disse estar infestada de resíduos sólidos nas estradas.

Sissoco Embaló fez o anúncio no âmbito de uma visita que efetuou às obras na avenida Amílcar Cabral, na capital guineense, onde vão decorrer as festividades que marcam o 50.º aniversário da independência do país, no próximo dia 16 de novembro.

Acompanhado do novo presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB), Julio Nosolini, o chefe de Estado guineense afirmou que é inaceitável que o lixo seja deitado na via pública, depois de ouvir as explicações de Nosolini segundo as quais as pessoas têm adotado aquele comportamento ultimamente.

"A CMB tira o lixo durante a manhã e no mesmo dia, no período da noite, as pessoas voltam a colocar o lixo na via pública", afirmou Nosolini, citando um esquema de negócio paralelo na recolha do lixo por parte de pessoas ou empresas fictícias.

O Presidente guineense deu orientações ao líder da CMB para que, doravante, confisque os meios utilizados por aquelas pessoas ou empresas e ainda anunciou que quem for apanhado no esquema será detido pelas forças da ordem.

"O que vamos fazer é mobilizar esforços para vigiar as artérias e ruas onde essas práticas acontecem", disse.

"Qualquer empresa ou pessoa apanhada nesse negócio além de ir para cadeia será confiscado o seu equipamento", anunciou Umaro Sissoco Embaló.

O presidente da Câmara indicou que Bissau produz diariamente 590 toneladas de lixo e que o município apenas consegue, "mesmo na máxima força", transportar 320 toneladas.

No entanto, ao perceberem que a Câmara reforçou o transporte do lixo em Bissau, aquelas empresas fictícias ou pessoas "montaram o seu negócio paralelo" para retirar o lixo das casas e deitá-lo na via pública ao invés de depositá-lo no vazadouro público, disse Júlio Nosolini.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público