terça-feira, 17 de julho de 2012


Muçulmanos do país preocupados com aumento de xiitas 

O crescente número de fiéis muçulmanos da Guiné-Bissau, que praticam o Islão, segundo as regras dos xiitas, está a preocupar os chefes religiosos, que vêem possíveis focos de conflito nesta situação, noticiou à Lusa.  
 
A preocupação, foi manifestada segunda-feira, por Infali Cote, um conhecido imã de Bissau e presidente da Ajures (Associação Juvenil para Reinserção Social), promotor de um "seminário de capacitação aos fiéis", aos quais foram reveladas as diferenças entre os sunitas e os xiitas.
Os muçulmanos guineenses, como em todos os países da África Ocidental, são de orientação sunita.  
 
Cerca de 100 fiéis muçulmanos guineenses participaram no passado fim-de-semana, no seminário organizado pela Ajures para "um esclarecimento" sobre as formas de actuar das duas principais correntes do Islão.  
 
"Há um grupo que se diz ser muçulmano, mas que pretende apenas criar instabilidade. Por exemplo, vimos o que se passa na Nigéria, onde as diferentes religiões conviviam pacificamente até recentemente. Há pessoas que em nome da nossa religião criam
instabilidade, quando não são muçulmanos", defendeu Infali Coté.

Na Guiné-Bissau, país que conta com cerca de 35 por cento de muçulmanos, a religião é praticada de acordo com as regras do sunismo.  
 
A religião islâmica é dominada por duas principais correntes, os sunitas e os xiitas. Os sunitas correspondem a 85 por cento dos muçulmanos no mundo, enquanto os xiitas são predominantes em países como o Irão e Médio Oriente. 

Segundo Infali Coté, a zona leste da Guiné-Bissau, sobretudo a região de Gabú, que faz fronteira com o Senegal e Guiné-Conakry, é o local de maior concentração no país dos praticantes do xiismo.  

"Em qualquer sociedade em que estão (os xiitas), essa é marcada pela instabilidade, porque usam da violência para expandir a sua crença", disse o clérigo, alertando as autoridades sobre a presença "dos xiitas na Guiné-Bissau" e afirmando que por norma os xiitas começam por corromper o Estado.  
 
"Nos países em que têm alguma expressão, como no Iraque, no Líbano e no seu bastião, no Irão, há sempre confusão e muita violência", destacou Infali Coté, lembrando que o movimento Boko Haram da Nigéria, recebe apoios dos fundamentalistas ligados ao xiismo.  
 
Coté, alerta também que no Senegal e na Guiné-Conakry, os adeptos do xiismo "ganham terreno".  
 
Na semana passada, o ministro da Defesa do governo de transição, Celestino de Carvalho, já tinha dito que o avanço do islamismo armado "é uma circunstância que preocupa toda a sub-região", porque "mexe com a defesa e a segurança de todos os países nela integrada.

1 comentário:

  1. Uma boa chamada de atenção para a reflexão, nesta altura de ramadão...
    Bem haja

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público