segunda-feira, 30 de julho de 2012

PONTO DI MIRA: Que ideias possíveis para encontrar o rumo certo?


Samba Bari
Lincenciado em Relações Internacionais - Lisboa
Já vai a um bom tempo que a nossa Guiné se serve de referencia do mal-estar, de agitação, de golpes e de assassinatos... O que não é acusação nem calunia mas sim uma verdade.

Um país com a política e políticos muito criticados... o que não é inveja nem difamação mas sim uma realidade.
Hoje, são poucas ou nenhuma crítica poderá ser feita que não seja a repetição semelhante entre as tantas já feitas anteriormente... Não há dor e desgosto que ainda não chegamos de sentir ou provar...

Portanto, o que não nos falta nessa vida, e no estado em que estamos, é a razão de crítica e motivos para se revoltar...

Infelizmente, até hoje, a Guiné-Bissau é uma conhecida república internacionalmente como um país de sublevações e crimes, cujo as demonstrações internas de coragem e as ações de força, acabou por nos tirar o espírito de competitividade em termos ideais, e as valorizações individuais por competência.

Um mal que toca com todos nós, independentemente do lugar onde possamos estar ou a viver... Somos sempre contaminados com essa grave doença de não estarmos a encaminhar num rumo certo, em quase todos os aspetos.

Tal como na semana passada nesse espaço (Ponto di mira), referi de que, quem tem doença nunca deve desistir de luta em combate dessa doença, já que adoecer não é sinónimo de mais poder resgatar a saúde.

Por isso, e desta vez, gostar-me-ia de aparecer neste espaço semanal com um tema diferente. Ou seja, para pedir antes de mais a si amigo leitor, em especial a você que é meu irmão Guineense. Que ponha de lado o seu sentimento nervoso... Distancie do seu espírito de revolta... E dispense o seu desabafo de crítica... Para juntar comigo nesse lançamento de reflexão profunda e concurso de ideias viáveis que visam a busca de sairmos nesse mal-estar persistente da Guiné-Bissau.

Que ninguém duvide da sua capacidade e qualidade... Que ninguém se ponha de lado no problema que é de todos nós. Porque só com o concurso de ideias e debates aproximados é que poderemos achar a sintonia que nos leva ao entendimento preciso. E isso começa agora, nesse espaço.

Caro compatriota...
Não é bom que estejamos parados com esse mal-estar... Ou de ter só a voz crítica... Inconformado com o mal-estar mas quieto no pensamento e na ação. Alias, a própria razão de crítica traz num homem consciente e ponderado, um serviço incansável de procurar alternativa e solução... Tal como a curiosidade e a dúvida nos abre caminho ao conhecimento.

Dê a sua palavra (por escrita), através do comentário ou e-mail (kandongadinoba@gmail.com). O “RISPITO” Vai selecionar das melhores e mais moderadas ideias para sair em público. Por isso, elabore uma ideia mais construtiva possível, com cautelas de que a sua voz irá chegar a quem não imaginavas lhe pudesse ouvir. E, eventualmente valiosa para ser o modelo da estabilidade do país.

Não se exclua... vamos confiar na nossa capacidade e despender a nossa vontade de encontrar alternativas, para inverter esse mau estar. Já que em cada ser humano idóneo, a vida impõe nele uma responsabilidade de fazer algo de importante com vontade e interesse.

Eis a questão:
Na sua opinião, o que se deve fazer para que a Guiné-Bissau possa encontrar definitivamente o seu rumo certo?

Samba Bari

2 comentários:

  1. muito obgdo pela imformação, para me 1º reforma profunda de militares, politicos, e policias.
    Dar oportunidades a camada juvinil,(muito formados sim posto de trabalho por falsa politica) revisão de estatuto, retorno da democracia no pais,dar valor a justicia para poder terminar com tanto crimes no pais (quem mata sera julgado e castigado), e ....

    ResponderEliminar
  2. Adespeito de não ser Guiniense, penso que uma reforma profunda dos membros do governo, trocando-os pelos jovens formados no estrangeiro, daria, a curto prazo, uma nova dinamica a Politica e vida social da Guine... Todo o resto, viria por acrescimo...

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público