domingo, 26 de agosto de 2012


PONTO DI MIRA: Cuidemos com os pessimistas e os que só hostilizam a Guiné-Bissau

Por: Samba Bari
Nesta vida, há coisas que requer muita atenção para que as manias incompreensíveis do ser humano não afecte a privacidades intocáveis do nosso viver.

Nós que nascemos desta terra que muitos chamam de pobre intranquilo e desorganizada... Terra que muitos fingem estar preocupados com os subsequentes sobressaltos... Para nós, é a terra que Deus escolheu para fazer parte da nossa vida pela eternidade, mesmo que seja só por ser o espaço que nos acolheu a nascença.

Quando uma coisa faz parte de nós por natureza, com ela tudo tem haver connosco... Desde a nossa origem, do percurso histórico e de tudo que é designado pelo mérito, ou imérito, de se caracterizar no meio social ou mundial.

Meus irmãos, e queridos compatriotas... Este pequeno espaço do mundo chamado Guiné-Bissau, é a terra que o destino nos uniu pela eternidade, mesmo que seja só pela naturalidade. E se assim é, podemos ser homens e mulheres que somos hoje... Podemos ser independentes e sem ligação com essa terra natal... Ou que os nossos afazeres de pouco ou nada se convergem com a Guiné-Bissau, mas nunca devemos perder com a nostalgia até ao ponto de pactuar com os que só têm ideias do pessimismo, ou políticas de hostilidade para com a Guiné-Bissau.

Eu não me canso em dizer de quem está doente, o único caminho é de lutar sem tréguas para a reposição da sua saúde... E da mesma forma quando existe um problema, não há outra via se não resolver o mal entendido.
E nós, que “nunca escapamos de ser guineenses” ao menos pela naturalidade, não devemos alegrar com as hipocrisias de alguns países cujo o ambiente politico só visa a promoção e pronunciamentos hostís para com a Guiné-Bissau.

Quem repara atentamente nas manchetes dos jornais e nos destaques informativos quando se tratam da Guiné-Bissau, acaba por perceber que existem muitas tendências a trás das notícias. E admite que na verdade, a melhor surpresa de noticia que nos podem fornecer, é abrir os jornais sem encontrar um título que refere a Guiné... Ou assistir telejornal ou então ouvir a rádio sem ver nem ouvir um tópico que fala sobre a Guiné...
Pode ser a questão de algum interesse ou a perca de paciencia para lidar com nossos repetidos desentendimentos. Certo é que varias vezes, o que uns se aparentam ser e as suas ações na realidade, não têm sintonia.

Só que, os momentos que temos para demonstrar o nosso valor e as nossas capacidades, é muito eminente, por razões obvias da nossa curta passagem por este mundo rumo a eternidade. Concientes de que cada um de nós só vive uma vez na vida e perante uma existência muita limitada.

Por isso, devemos ser tão breves no pensamento, de maneiras que possamos implementar projectos valiosos para fazer crescer o nosso país;
Compreensíveis e cautelosos, para cuidar com os nossos comportamentos e lutar para o entendimento entre todos nós;
Rápidos na acção, para uma reposição urgente da nossa imagem que outrora nos caracterizou de humildade e respeito;
E convictos na determinação, em tudo o que temos para fazer enquanto responsáveis do nosso próprio bem-estar.

Porque afinal, com os nossos pensamentos e as nossas palavras, é que podemos construir o verdadeiro mundo em que vivemos. Sendo que, os factores fundamentais para nosso entendimento, depende exclusivamente do que pensamos e das nossas palavras que pronunciamos.

Pela humildade que temos, convém continuarmos assim... Pela harmonia que temos, convém unirmos mais... Pelo sofrimento que temos, convém aumentarmos mais... Porque dessa forma também, é outra maneira de comunicar aos nossos chefes, aos nossos dirigentes e aos nossos políticos, que o entendimento é a única via indispensável para a saída deste marasmo, sem lhes dizer nada.

Vamos estimar a Guiné-Bissau, e fazer dela um exemplo de marcas péssimas, para uma história de crescente evolução inédita. Convictos de poder arrumar a nossa casa, com luta permanente até ver o país a subir.
Quando a estabilidade, a paz e o desenvolvimento tomar conta de nós, Concluiremos que afinal não era tão difícil vencer os maus pensamentos, nem impossível meter uma nova realidade de entendimento e compreensão, nos nossos corações e nas nossas cabeças.

Samba Bari


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público