terça-feira, 7 de agosto de 2012


União para a Mudança (UM) Pede formação de Executivo liderado pelo PAIGC
A União para a Mudança (UM) sugeriu esta segunda-feira, 6 de Agosto, a queda do Governo de transição e consequente formação de novo executivo, liderado pelo PAIGC.
Esta ideia vem expressa num documento, intitulado «Proposta de solução para os problemas que caracterizam o actual momento político na Guiné-Bissau», entregue a Serifo Nhamadjo, a que a PNN teve acesso.

De acordo com o texto, a UM defende entre outros argumentos, volvidos mais de dois meses depois de golpe de Estado de 12 de Abril, que o Governo de transição pouco tem feito para o cumprimento do acordo politico afirmado após a formação do Executivo, assim como a construção de consensos relativos a grandes questões estruturais e estruturantes da Guiné-Bissau.

Neste sentido, esta formação política é da opinião de que o Presidente de transição deve auscultar de novo os partidos políticos, convidando o PAIGC a indigitar um outro primeiro-ministro, com base num compromisso de formar um Executivo de base alargada.

«Todo este processo deve ter como forma de compromisso ser assinado antecipadamente pelo PAIGC, do Pacto de Transição e do Acordo Politico», lê-se no documento.

No documento de sete páginas, a UM sublinhou ainda que esta iniciativa poderá ser uma forma de atenuar as acções adversas e o isolamento da comunidade internacional na Guiné-Bissau e permitir o início de contactos ainda que sejamos oficiosos com esta comunidade.
Em relação ao papel a ser desempenhado pelo presidente da Transição, a UM diz que o chefe de Estado deverá desempenhar o papel de facilitar o diálogo entre as bancadas maioritárias no Parlamento, como é o caso do PAIGC e o Partido da Renovação Social (PRS).
A questão das eleições para a nova mesa de Assembleia Nacional Popular (ANP) foram outras propostas da UM entregues a Manuel Serifo Nhamadjo.
«Que se procedam em conformidade na ANP, e sejam eleitos pelos deputados o novo Presidente e o 1º vice-presidente da ANP, que deve sair da bancada do PAIGC, como foi o caso em 1999 depois de conflito de 7 de Junho 1998», diz UM

A proposta da UM a Serifo Nhamadjo destaca, entre outros aspectos, as eleições gerais, reformas nos sectores de defesa e segurança, assim como os casos de assassinatos políticos ocorridos na Guiné-Bissau nos últimos três anos. 



No que respeita ao isolamento da Guiné-Bissau por parte da Comunidade Internacional, isso pode constituir um factor de encorajamento na acção das redes de narcotráficos e do crime organizado. O combate deste fenómeno deve ser objecto de uma acção internacional conjugada e comprometida em tempo.
Neste sentido, esta formação política disse que é necessário que a comunidade interacção faça uma agenda global para a Guiné-Bissau em apoio à CEDEAO, que já se encontra no terreno na gestão da situação político-militar no país. «Face à urgência na solução de problemas que atravessa o país, a Guiné-Bissau não deve ser transformada num palco de contendas diplomáticas e geo-estratégicas», diz esta força política.

Em relação ao famoso processo de reforma nos sectores de defesa e segurança, a UM disse que é necessário retomar os referidos processos, introduzindo os elementos que considera essenciais, cuja ausência poderá estar na origem do processo, tais como a MISSANG a União Europeia e o Programa de Desmobilização Reinserção e Reintegração, que teve lugar nos finais dos anos 1990. «Que a reforma seja de novo discutida e readaptada, tendo em conta a razão que estiveram na origem da falha da sua conclusão», diz a UM.

Refira-se que a União para a Mudança é uma das formações políticas apoiantes de golpe de Estado de 12 de Abril e signatário de todos os documentos que legitimaram actual Governo de transição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público