quinta-feira, 4 de outubro de 2012

António Indjai assume a liderança do golpe e disse que 12 de Abril é uma contra-golpe
António Indjai CEMGFA da Guiné-Bissau
Pela Primeira vez, o Chefe de Estado Maior General da Forças Armadas da Guiné-Bissau, General António Indjai, aceitou assumir publicamente ser o líder do golpe militar ocorrido no passado mês de Abril.

Numa entrevista concedido a "Revista Times" o General António Indjai começou por desvalorizar a tanta preocupação e necessidade de enviar militares a mando e supervisão da ONU para Guiné-Bissau. "Um país sem guerra nem tensões tendentes a guerra eminente", não tem necessidade de ser invadida por nenhum militar vindo de onde vier.

Confrontado com a situação do golpe do dia 12 de Abril passado, António Indjai respondeu sem ironias afirmativamente de ser o titular, mas com uma salvaguarda de que esse 12 de Abril foi uma contra-golpe atempado e peremptório contra o que ele qualificou de um preparativo de golpe de duas forças conjugadas, "CADOGO e Angola"... Um golpe que principiava com aprisionamento dos militares, para depois arrasar o povo e fazer o país a sua propriedade.

No que respeita a acusação do aumento do trafico de droga, Indjai desmentiu a tese pedido uma única prova dessa acusação... Chamou o representante das Nações Unidas em Bissau, na pessoa de Joseph Mutaboba de "Persona Non Grata". E, lamenta o posicionamento da comunidade internacional face aos militares e a república da Guiné-Bissau, tudo por ele (António Indjai) não ter aceite obedecer e permitir as intenções do Carlos Gomes.

Instado sobre a garantia de segurança ao Carlos Gomes Júnior se esse por a caso regressar ao país conforme tem manifestado, o General respondeu que "a volta dele cabe a vontade dele, tal como a segurança dele cabe a responsabilidade dele".




1 comentário:

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público