terça-feira, 9 de outubro de 2012

Detido o ex-Comandante da PIR

O antigo comandante da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) da Guiné-Bissau Ensa Ducuré foi detido a mando do tribunal, por suspeita de envolvimento no assassínio de um ex-agente policial.

O polícia em questão estaria envolvido numa tentativa de golpe de Estado ocorrida em Dezembro passado.
Ensa Ducuré, e mais um agente da PIR cuja identidade não foi revelada, estão detidos preventivamente desde sexta-feira por ordens do Ministério Publico e hoje viram as suas prisões confirmadas pelo juiz de instrução criminal.
Os dois oficiais da polícia estão a ser inquiridos no âmbito do assassínio do major Iaia Dabó, abatido a tiro nas instalações da polícia, em Bissau, alegadamente depois de ter sido entregue às autoridades pelo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos acompanhado por um deputado.
O major Dabó fazia parte de um grupo de pessoas que estavam a ser perseguidas pelas autoridades, apontadas como fazendo parte de uma alegada tentativa de golpe de Estado ocorrida no dia 26 de Dezembro passado.
De acordo com uma fonte do Ministério Publico, contactada pela agência Lusa, os dois ex-responsáveis da PIR devem ser levados ao julgamento para se esclarecer as suas supostas responsabilidades no assassínio de Iaia Dabó, irmão de Baciro Dabó, antigo ministro do Interior, também ele assassinado em circunstâncias ainda por esclarecer

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público