segunda-feira, 12 de novembro de 2012


CEDEAO pede União Africana a suspensão das sanções à Guiné-Bissau
Os líderes dos países da CEDEAO que reuniram em Abuja,  capital política da Nigéria, solicitaram à União Africana o levantamento das sanções impostas contra a Guiné-Bissau e o reconhecimento das novas autoridades guineenses. Para a CEDEAO, a medida dever ser vista como “um incentivo para que as autoridades de transição — e em reconhecimento do progresso no país — continuarem a trabalhar para forjar um governo mais inclusivo de transição e para preparar o caminho para a plena restauração pacífica da ordem constitucional no país”. Também foi decidido a prorrogação do mandato da missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental na Guiné-Bissau (ECOMIB) por mais seis meses. A CEDEAO conta com um contingente militar e policial na Guiné-Bissau com mais de 600 soldados e polícias do Burkina Faso, da Nigéria e do Senegal.  À ECOMIB — cuja missão foi alargada para mais seis meses — cabe a responsabilidade de garantir a segurança das autoridades de transição em substituição das tropas da Missão Angolana na Guiné-Bissau (MISSANG).
A Cimeira  sob à presidência de Alassane Ouattara, foi convocada para avaliar os mais recentes desenvolvimentos nos “desafios de segurança e institucionais das transições no Mali e na Guiné-Bissau” onde  participaram  mais de duas dezenas de chefes de Estado e de Governos da África Ocidental entre os quais o Manuel Serifo Nhamadjo, assim como representantes de outras organizações regionais e internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público