quarta-feira, 21 de novembro de 2012

 Guiné-Bissau e Guiné Equatorial perspetivam acordos no domínio de prospecção petrolífera

No âmbito da resposta ao convite formulado pelo Presidente da República da Guiné-Equatorial, OBIANG NGUEMA MBASONGO, o Primeiro-ministro de Transição, efectuou recentemente uma visita privada de 24 horas a esse país.

Esta foi a primeira deslocação ao estrangeiro de Rui Duarte Barros desde que assumiu o Governo há cerca de sete meses, tendo definido a mesma de estratégica para o lançamento das relações entre os dois países, apoio bi e multilateral.
À sua chegada ao aeroporto internacional de Malabo, Rui Barros foi acolhido com honras de Estado pelo seu homólogo Vicente EHATE Tomi.

No dia seguinte o chefe de Governo de transição foi recebido no Palácio Presidencial de Malabo, pelo Chefe de Estado da Guiné Equatorial, OBIANG NGUEMA MBASONGO, com quem discutiu aspectos de cooperação entre os dois países, tendo analisado de igual modo o estado atual da política internacional.

Para além dos objectivos acima expostos, o Chefe do executivo de Transição, aproveitou a ocasião entabulando vários contactos com as autoridades da Guiné Equatorial, tida actualmente como um dos gigantes do continente, não pela sua dimensão geográfica, mas sim pelo seu rápido crescimento económico. 

Assim, O Primeiro-ministro, manifestou a vontade de ver assinado num futuro breve, vários acordos de parceria estratégica entre a Guiné-Bissau e a Guiné Equatorial, particularmente nos sectores da Defesa e segurança.

No final da visita Rui Duarte Barros e a comitiva visitaram uma das refinarias em Malabo capital do país, mais concretamente na localidade de Punta Europa, denominada “Planta Alba”, tendo como ganho a disponibilidade das autoridades daquele país, através do Ministro das Minas, Recursos Naturais e a Energia GEORGE OBIANG poder exportar para a Guiné-Bissau em breve a experiência do seu país no domínio petrolífero. 

Por:  Mama Saliu SanéAssessor de imprensa do Primeiro-ministro

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público