quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Guiné-Bissau já com centro de tratamento de "NOMA"
"NOMA", doença que mata cem mil crianças por ano
A Guiné-Bissau tem a partir desta terça-feira um centro de tratamento de noma, uma doença que afecta os tecidos moles da face de crianças e que pode provocar a morte, avança a agência Lusa.
O centro, inaugurado pelo primeiro-ministro do Governo de transição, Rui de Barros, foi construído por uma organização não-governamental alemã, a Hilfsaktion Noma, empenhada em "lutar pela erradicação da doença no país", disse a presidente da associação, Ute Winkler-Stumpf.
A organização está há quatro anos na Guiné-Bissau e quando iniciou o trabalho a noma "era praticamente uma doença desconhecida pela maioria das populações", notou a responsável, que agradeceu o apoio do Governo, da autarquia e da embaixada da Alemanha, além de doadores e de pessoal local.
Lassana Tchasso, cirurgião e coordenador do novo centro, disse aos jornalistas que foram diagnosticados 106 casos de noma em todo o país. "Não temos casos internados, temos casos que vamos operar aqui no dia 27, por uma equipa austríaca que chega no dia 25", explicou.
O centro hoje inaugurado tem capacidade para 15 pacientes e o tratamento, as operações e os medicamentos são gratuitos. As obras para a construção do Centro de Noma, no bairro da Penha, começaram em Fevereiro passado.
Rui de Barros disse que a inauguração do Centro veio colmatar uma lacuna no país e prometeu que o Governo de transição tudo irá fazer para criar condições no sentido de os equipamentos serem usados por todos numa clima de paz e estabilidade.
A noma é uma doença também conhecida por estomatite gangrenosa e afecta principalmente crianças entre os 02 e os 06 anos. Deve-se a má nutrição e falta de higiene e está presente em países pobres de África e da América Latina.
Começa com o desenvolvimento de úlceras nas membranas mucosas da boca e se não for tratada pode causar a morte. A doença tem cura mas a deformação que causa é irreversível.
Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público