quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Embaixador de EUA descarta intervenção militar na Guiné-Bissau

O Embaixador dos Estados Unidos da América para a Guiné-Bissau, Lewis Lukens, disse  nesta terça-feira 18/12/2012, que não existe solução militar para o problema do país e afirmou ainda ser uma evidência o contínuo tráfico de droga, noticia a LUSA.

Em conferência de imprensa no escritório onde funciona a representação norte-americana em Bissau, já que a embaixada foi transferida para Dakar, capital do Senegal desde a guerra civil de 1998/99, Lewis Lukens fez uma "radiografia" completa da situação da Guiné-Bissau sobretudo a partir do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.
O embaixador americano, que visita Bissau pela terceira vez desde que está no cargo, disse saudar os esforços em curso no país, nomeadamente o trabalho do Presidente de transição, Serifo Nhamadjo, e a recente retoma das sessões no parlamento.
"Não existe solução militar para os problemas da Guiné-Bissau. Só se pode chegar à estabilização através do processo de transição consensual, inclusivo e nacionalmente apropriado com base no diálogo genuíno, posto em prática pela Resolução 2048 (das Nações Unidas) e posto em prática pela CEDEAO" (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), notou Lewis Lukens.
Quanto ao tráfico de estupefacientes na Guiné-Bissau, o embaixador dos Estados Unidos diz que existem provas que apontam para o envolvimento de dirigentes civis e militares no negócio.
"É uma evidência o contínuo envolvimento de alguns líderes civis e militares no tráfico de estupefacientes. O Governo dos Estados Unidos apela a todos os oficiais a cessar essa atividade criminosa", afirmou Lukens, sem contudo citar nomes.
Questionado sobre se o seu Governo reconhece as autoridades de transição, o diplomata americana frisou que, por norma, os Estados Unidos não apoiam governos saídos de golpes de Estado, mas mesmo assim encoraja os esforços da CEDEAO, a única organização internacional que aceita as autoridades saídas da intentona.
Para o Governo americano "é fundamental que as autoridades de facto em Bissau" trabalhem para levar o país a realizar eleições "livres e credíveis", brevemente, e a partir daí voltar a merecer a confiança dos Estados Unidos.
O embaixador Lukens sublinhou também que o seu Governo está preocupado com "relatos de violações de direitos humanos", pelo que apela à liderança do país a demonstrar "o seu compromisso pela defesa das obrigações internacionais" nessa matéria.
Lusa - 19/12/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público