sábado, 12 de janeiro de 2013

Presidente de transição da Guiné-Bissau dá "boas-vindas" a Ramos-Horta

O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, desejou as boas-vindas a José Ramos-Horta, nomeado representante do secretário-geral das Nações Unidas no país, afirmando que são bem-vindos todos os que chegam para ajudar na saída da crise.

Num comício na localidade de Cassacá, no extremo sul da Guiné-Bissau, onde na quinta-feira iniciou a sua primeira "Presidência Aberta", para contacto com as populações do interior do país, Nhamadjo disse que o novo representante do secretário-geral da ONU "é uma pessoa que pode ajudar a Guiné-Bissau".
"Ramos-Horta, por ser uma pessoa que sempre trabalhou para a edificação da paz no mundo, é uma pessoa que julgamos tem todas as condições para ajudar a Guiné-Bissau a ultrapassar a crise em que se encontra. É bem-vindo ao nosso país", afirmou o Presidente guineense.
Serifo Nhamadjo lembrou as experiências que Ramos-Horta viveu enquanto responsável político em Timor-Leste e ainda o facto de ser um prémio Nobel da Paz para afirmar que a sua ajuda à Guiné-Bissau poderá ser efetiva.
"É uma pessoa que vem de um país que fala a mesma língua que nós. Todos aqueles que nos veem ajudar a sair desta crise são bem-vindos", acrescentou Serifo Nhamadjo.

Sobre a sua primeira "Presidência Aberta", iniciativa no âmbito da qual deve visitar as oito regiões do país, Serifo Nhamadjo disse que pretende "auscultar as populações e lançar as suas ideias" sobre o processo de transição em curso.
O chefe de Estado diz que todos os guineenses se devem envolver para que a transição tenha êxitos para que, "rapidamente, o país possa regressar a normalidade constitucional".
A "Presidência Aberta" de Nhamadjo, iniciada a sul nas regiões de Quinara e Tombali, deverá prosseguir na próxima semana no leste, nas regiões de Bafatá e Gabu.
O Presidente de transição apelida estas visitas de "roteiro da reconciliação nacional".
Lusa - 11 de Janeiro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público