sábado, 2 de fevereiro de 2013

Fernando Vaz é da opinião de  que já é hora de Portugal reconhecer o governo guineense
O porta-voz do governo de transição na Guiné-Bissau disse hoje 02 de Fevereiro, que Portugal cometeu "erros crassos" na resposta à crise da Guiné e defendeu que "é chegado o momento" de Lisboa reconhecer o executivo em funções.
Em entrevista à Lusa em Lisboa, cidade onde se deslocou para participar no funeral de Domingos Fernandes, fundador do partido Resistência Guiné-Bissau (Movimento Bafatá), Fernando Vaz lançou um apelo ao governo português: "Portugal tem responsabilidade em relação à Guiné-Bissau".
Portugal, assim como a maioria da comunidade internacional, não reconhece o governo de transição da Guiné-Bissau, que entrou em funções depois do golpe de Estado de 12 de Abril, que depôs o presidente eleito, Carlos Gomes Júnior, exilado em Portugal desde essa altura.
"O governo de transição continua aberto, apesar de toda a ignorância que o governo português faz da realidade guineense", de modo "a que as autoridades portuguesas se aproximem para nos ajudarem a encontrar uma solução para a Guiné-Bissau", disse Fernando Vaz, ministro de Estado, da Presidência, Assuntos Parlamentares e Comunicação Social.
Para o também porta-voz do executivo de Bissau, "por enquanto" Portugal ainda tem uma palavra a dizer na Guiné-Bissau.
Questionado se isto significa que Portugal poderá deixar de ter uma palavra a dizer, Fernando Vaz disse que as autoridades de Bissau não continuarão "a permitir determinadas situações que têm acontecido" porque os guineenses, "apesar de pequeninos", têm dignidade.
"Entendemos que é chegado o momento, vivendo esta nova conjuntura de reconhecimento do governo pelo Banco [Mundial, que a 17 de Dezembro anunciou a retoma da cooperação com o país] e por outras instituições, que o governo português também o faça", disse.
O governante considerou ainda que, desde o golpe de Estado de Abril, Portugal tem cometido "erros crassos", propondo a "apologia da resolução do problema da Guiné-Bissau pela violência".
Lembrou que após o 12 de Abril, e ao contrário do que aconteceu em outras crises no país, em que Portugal servia de mediador, Lisboa "enviou vasos de guerra para Cabo Verde para invadir a Guiné-Bissau" e pouco depois pediu "o estacionamento de uma força multinacional" no país.
Para Fernando Vaz, a posição de Portugal mudou devido à sua relação com Angola, que antes do golpe de Estado tinha uma força militar estacionada em Bissau na sequência de um acordo com as autoridades de então.
"Os angolanos, a serem humilhados e expulsos como foram da Guiné-Bissau, e Portugal, participando nesse processo sendo parceiro e dependendo hoje muito de Angola, toma as mesmas posições de Angola. Embora Angola não fale, manda Portugal falar", afirmou.
Fernando Vaz, que nesta deslocação a Lisboa pediu reuniões com a Presidência da República e o Governo, sem obter respostas, nem sequer ao nível informal, disse ter já sido alvo de tentativas de represálias.
"Chamaram a minha esposa, que é portuguesa, ao SEF (Serviçode Estrangeiros e Fronteiras), intimidando e querendo estabelecer algum clima desfavorável à minha vinda cá a Portugal. Mas, com a intervenção de um advogado amigo, nós conseguimos resolver o problema", contou.
"Se Portugal entender que eu sou 'persona non grata' que o declare e eu não venho cá mais", afirmou.
Lusa / SOL - 02/02/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público