domingo, 3 de fevereiro de 2013

Investidores internacionais prometeram avançar com projetos concretos para ajudar a Guiné-Bissau
Paulo Gomes
Vários investidores internacionais, que participaram no 1º Fórum Económico de Bissau, anunciaram projetos concretos para ajudar a economia do país, indicou o economista guineense Paulo Gomes, organizador do encontro.
Num forum que juntou mais de 100 convidados estrangeiros, o encontro "superou as expectativas".
Entre os investimentos anunciados pelos financiadores internacionais, Paulo Gomes destacou a promessa de um grupo em construir um banco de habitação na Guiné-Bissau, além de projetos no setor da agricultura, ecoturismo, energia e novas tecnologias.
Para esclarecer melhor, Gomes afirmou que o ex-presidente da Nigéria Olesegun Obansanjo prometeu avançar com projetos no setor dos "agronegocios", para oficiais militares da Guiné-Bissau que queiram deixar as Forças Armadas.
Durante o debate entre os investidores internacionais e empresários, académicos e políticos guineenses, sobre as potencialidades económicas que a Guiné-Bissau possui, o ex-presidente nigeriano referiu ainda que, "proporcionalmente", a Guiné-Bissau "tem mais generais que a Nigéria".
"Isso é um problema", notou Obasanjo, que logo depois da sua intervenção no Fórum, se encontrou com o Presidente guineense de transição, Serifo Nhamadjo, e de seguida partiu, de regresso à Nigéria.
O organizador do Fórum disse também que a General Eletric prometeu avaliar a possível entrada num consórcio, a ser criado, quando for construída a barragem de Kaletta, que deverá fornecer de energia elétrica três países da sub-região, entre os quais a Guiné-Bissau.
Ainda segundo Paulo Gomes, o presidente do Fundo Soberano do Gabão garantiu o envio de peritos, já na próxima semana, à Guiné-Bissau, para avaliação das possibilidades de negócios no setor do ecoturismo, enquanto a Chanter Afrique quer abrir um banco de habitação no país.
O primeiro-ministro de transição guineense, Rui de Barros, enalteceu a iniciativa do Fórum, salientando que "os esforços conjuntos do Governo de transição com a sociedade civil" estão a concorrer para o crescimento da economia do país. Sublinhando que o Governo irá acatar as recomendações do Fórum, que devem ser divulgados nos próximos dias.
Diário de Notícias - 03/02/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público