domingo, 3 de fevereiro de 2013

Os titulares do processo transitório reuniu para avaliar o percurso atingido

As autoridades de transição da Guiné-Bissau e as chefias militares reuniram-se este sábado, em Bissau, para fazer um balanço do período de transição e debater o que pode ser corrigido nos próximos quatro meses.
Depois de seis horas de reunião, com todo o Governo de transição, o Presidente de transição Serifo Nhamadjo, o presidente da Assembleia Nacional, Sori Djaló, e o chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, António Indjai, não foram divulgadas conclusões nem decisões.
De acordo com declarações do ministro da Defesa, Celestino de Carvalho, tratou-se apenas de uma reunião "para fazer um balanço, desde que o governo foi empossado", porque faltam quatro meses para se completar um ano e, nesses quatro meses, é possível ainda "fazer correcções, no que depender da Guiné-Bissau".
"A parte do recenseamento e as eleições, a Guiné-Bissau não pode suportar o cargo sozinha; o resto, do que depender de nós, o Ministério que tem algo para fazer e não faz, é possível tomar medidas corretas e resolver o problema, antes do fim da meta dos 12 meses", disse.
As autoridades de transição, Presidente e Governo tomaram posse em maio do ano passado, no mês seguinte ao golpe de Estado que derrubou os governantes eleitos.
De acordo com o mandato, tinham um ano para preparar o país para eleições gerais (legislativas e presidenciais), que deviam ocorrer em Abril deste ano, o que já não vai acontecer.
Não se sabe ainda em que data poderão ser marcadas as eleições, nem se as autoridades de transição terão o mandato prorrogado e, se sim, por quanto tempo.
De acordo com Celestino de Carvalho, essas questões, como a data das eleições, não foram debatidas, como não foi debatida qualquer remodelação do governo, um tema sobre o qual a imprensa guineense tem falado.
"Não fomos nós que determinamos um período de 12 meses [para a transição], não seremos nós a determinar outro período. Se todos entenderem que esse período deve de ser dilatado... Se entenderem que deve ser de estritos 12 meses..., pelo menos eu estou à vontade, e acho que os colegas também estão à vontade", disse o ministro. Lusa
Lusa - 03/01/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público