sábado, 2 de março de 2013

Crispação desnecessária

Os modelos de trato e os mimos de relacionamento da classe politica são contadas nos dedos da mão e conhecidas ao pormenor, razão pela qual é mais certo caracterizar os momentos de compreensão no ambiente da sobrevivência politica guineense, normalmente, como "entendimento aparente".

É verdade que na democracia, se for o caso, compreende-se as divergências de opiniões, sendo salutar a coabitação institucional que garante a continuidade na dinâmica do país. O mais preocupante é quando se trata de choque entre as instituições.

Há tempos que as convulsões e desentendimentos bloquearam os métodos para lidar de maneira facilitador com a inevitável fase transitória... Com a assinatura do pacto e o acordo de transição e ainda o prolongamento do mandato parlamentar, demonstrou o bom momento e uma corrida em altura que agora abarca todos os actores importantes, confirmando assim uma aceitação inclusiva de todos... Gestos que pareceram revitalizar a nova confiança e de promover outra maneira de ver essa crise tão alongada, que ainda continua persistente.

Neste momento vive-se uma crispação desnecessária entre a Assembleia Nacional Popular e o governo... Declinado pelo chefe de estado como simples divergência de opiniões... Deus queira que assim seja. Porque se for o caso de choque entre órgãos  a situação torna mais complicada.
Mas seja como for, as trocas do mimo chamou outra atenção e está fora de poupar bom momento que se começou a criar... Coincidência ou não, certo é que nos momentos importantes que a imagem do país aproxima de avaliação, salpicam marcas que deixam nódoas nos esforços do entendimento e dos bons momentos alcançados.

Já foi com caso de assalto do comando de para-militar de Base aérea, a quando se aproximava a 67ª Assembleia das Nações Unidas, desta vez é, na eminente 42ª cimeira ordinária de CEDEAO cujo a avaliação do percurso do país é tão essencial.

Nada mais do que a preocupação e desconforto, porque entendam que se a mentalidade abusiva de ser principalmente eu e praticamente eu continua reinando... O próximo pouco se interessa e os restantes logo se vê. As rotinas frustrantes e os obstáculos na procura de estabilidade continuaram mais longe de se alcançar.

Acho muito errado saltar etapas necessárias e opor o que é bom, ou tudo o que é de importante para o sossego da Guiné-Bissau. Nesta base, já é momento da classe politica preocupar-se em seu bom nome e de poupar a imagem do país, que já sofreu muito para ficar com eco de assustar e de amedrontar. 

A cada dia que passa em nossas vidas, temos obrigação de lutar para que sejamos vencedores, e de considerar importante a existência de cada cidadão, seja onde estiver  nesse mundo desconhecido e sombrio... Onde as ganancias de quem és tu sem mim, nada resolve... Onde o dedicar aos enganos e de não respeitar as promessas não funciona. Alias isso fez muitos sofrerem pelos actos cometidos ao longo das suas caminhadas.

O que todos devemos fazer é dedicar-se ao que realmente nos traz o bem, e abdicar de toda mania de se importar com os que ainda não se convenceram que não vale a pena alimentar orgulhos banais. Porque não há nada que compense a perda humana, assim como nada melhor o facto de estarmos em paz no nosso meio e connosco mesmos.

No refúgio sagrado dos nossos pensamentos é que devemos guardar os segredos intocáveis e esconder os planos de andança, para melhor termos forças de lutar, depois de um grande fracasso entregue ao ferimento de tantos corações partidos... Para já, não é preciso fazer muito esforço para perceber quem vive de acção ou só de palavras…

Amigo leitor, Queridos irmãos e caros concidadãos...
Se as ganancias de força, ou de poder, ou de vida, levar o homem a perder todas as amizades, de cortar a ultima árvore da sua mata,  de envenenar o ultimo peixe do seu mar e de secar a última gota do seu rio... Daí aprende com muita resignação, de que a final não se pode viver só desse interesse mundano em busca da grana, já que só com dinheiro  no bolso e nada em volta, morre-se de fome porque não há hipótese de comer o dinheiro... 
Samba Bari - Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa
Nota: Leia mais analises do PONTO DI MIRA, a partir do domingo de manhã da próxima semana. Até lá

2 comentários:

  1. Bem nha ermon fidju di tchon Samba Bari.
    Surpreendes me todos os dias com a tua escrita.
    Com a tua reflexão tão essência sobre a nossa querida Guiné-Bissau,que os outros acham deles.
    Será que a classe politica de Bissau-Guineense lêem este blog?
    Blog tão informativo,tão educativo sobre caminho/modelo a seguir para o desenvolvimento da nossa pátria.
    Será que a classe castrense lêem este blog?
    Porque tantos ódios entre irmãos do mesmo sangue?
    Porque tanta matança entre os irmãos?
    Porque tantos espancamentos/torturas entre os irmãos?
    Pensam/reflectem meus irmãos Guineenses,porque a Guiné-Bissau pertence a todos nós e não um grupo de pessoas que querem semear ódios entre os irmãos.
    Mas como cantou e bem grupo Super Mama Djombo:

    "Ora ku bu odja kon
    Riba di montanha i n'na malkria,
    I n'na gassali tchon,
    I n'na kebra ramo,
    I n'na fertcha pedra,
    Ka bu pukenta,
    kon ku n'na bin lanta i bai,
    Montanha nunka,
    Nunka i ka n'na muda"

    Nha mantenhas
    Deus n'na kubriu ku manta pretu nha ermon fidju di tchon Samba Bari


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De tantos comentários que deixas nesse espaço, demonstra o seu real interesse de partilhar as mesmas preocupações que inspirou a criação do nosso "Rispito".
      Esteja despreocupado porque todas as mensagens aqui produzidas chegam ao destino incluindo as suas lúcidas intervenções (comentários).

      Fique com renovados agradecimentos por ser um leitor assíduo e atento.

      Nô Mantenhas de Djarama

      Eliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público