segunda-feira, 11 de março de 2013

Na Guiné-Bissau 15 mil pessoas com acesso de água potável e eletricidade
Cerca de 15 mil pessoas na Guiné-Bissau vão finalmente ter acesso a água potável e a eletricidade nas suas casas. O projeto pretende melhorar a vida nas aldeias isoladas deste país africano após instalar painéis solares e sistemas de fornecimento autónomo de água, garantindo o acesso livre a estes bens essenciais.
As pequenas aldeias, designadas de tabancas, vão receber iluminação nas escolas, centros de saúde e nos centros comunitários. Com a instalação de sistemas de fornecimento de água serão criados mecanismos de rega através de furos, bombas e de torres com depósitos.
Segundo a agência Lusa, o programa da organização não-governamental ADPP (Ajuda ao Desenvolvimento do Povo e para Povo) vai abranger 24 comunidades de Oio, região que fica a 120 quilómetros de Bissau, capital do país africano.
A concretização deste projeto foi possível através de um trabalho conjunto entre a ADPP, o União Europeia e a Ímpar, empresa guineense na área da energia.
Para além desta iniciativa, a ADPP tem realizado outros projetos que pretendem dotar a população destas regiões de conhecimentos que lhes permitam ser autónomos e auto-sustentáveis.
Em 2012, a organização desenvolveu aulas na área da energia solar direcionadas a 90 jovens destas aldeias isoladas, onde puderam aprender a construir sistemas geradores de eletricidade e bombas de água.
Boas Notícias - 11 de Março de 2013

1 comentário:

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público