terça-feira, 26 de março de 2013

Paulo Portas travou ajuda humanitária à Guiné-Bissau
Paulo Portas MNE Portugues
As relações com as autoridades de “transição” guineenses ainda num ponto frágil, quase um ano depois do golpe militar que derrubou Carlos Gomes Júnior, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal (Paulo Portas), travou a doação de 2 toneladas de medicamentos à Guiné-Bissau. Na capital guineense, o caso motivou repúdio. 

Segundo noticia o Africa Monitor Intelligence, Os medicamentos foram angariados na indústria farmacêutica nacional para serem enviados para Moçambique, a fim de ajudar as populações atingidas pelas cheias. Do total de 3 toneladas de medicamentos que a campanha reuniu, as autoridades moçambicanas consideraram útil apenas uma parte, cerca de 1 tonelada. Para doação do remanescente disponível, o Instituto da Cooperação e da Língua – Camões elaborou uma “shortlist”, da qual foi excluída a Guiné-Bissau, acabando os medicamentos por ser enviados para São Tomé e Príncipe.
Na versão do caso conhecida em Bissau, Paulo Portas (ou o seu gabinete, na pessoa do assessor para os assuntos africanos), são apresentados como ordenantes da exclusão guineense como eventual destino dos medicamentos.

O argumento invocado pelo MNE foi o da “inconveniência política” de um tal gesto, tendo em conta a delicadeza das relações com as autoridades emanadas do golpe de Estado de Abril de 2012 na Guiné-Bissau. O facto deu azo a manifestações de repulsa da parte de entidades governamentais, e outras, em Bissau. Afirmam que uma ajuda humanitária, como por natureza seria aquela, não devia ser prejudicada por motivos ou considerações políticas.

O facto avolumou mesmo sentimentos de manifesta antipatia que responsáveis guineenses nutrem pelo ministro português. A linha de ostensiva condenação do golpe que definiu a política seguida pelo MNE, e seus efeitos no isolamento internacional do país, constituem os antecedentes remotos da antipatia a que Portas é votado. Criticam mesmo que Portas visou proteger interesses de Angola na Guiné-Bissau, postos em causa pelo golpe de Estado – sendo esta uma das razões pelas quais a sua reputação entre as autoridades angolanas melhorou.

O Africa Monitor Intelligence adianta que, em meios guineenses com mais estreitas ligações a Portugal, a exclusão da Guiné-Bissau como destino dos medicamentos é considerada “incompreensível” no plano dos princípios, mas sobretudo porque é passível de ofuscar o capital de simpatia e prestígio de que Portugal goza entre a população.
LusoMoninotr - 26 de Março de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público