quinta-feira, 14 de março de 2013

PRS concorda com remodelação do Governo guineense desde que mantenha PM
Jorge Malú - Vice Presidente do PRS
O Partido da Renovação Social (PRS), o segundo mais votado na Guiné-Bissau nas últimas eleições legislativas, concorda com uma remodelação governamental "profunda", desde que se mantenha o primeiro-ministro, Rui de Barros.

"Concordamos com uma remodelação em Maio, com um Governo de base alargada e inclusiva, desde que se mantenha o primeiro-ministro", disse hoje dia 14 de Março, em conferência de imprensa o vice-presidente do partido Jorge Malu.

Numa conferência de imprensa para se posicionarem sobre o atual momento político da Guiné-Bissau, os dirigentes do partido disseram que o PRS está pronto para eleições "no mês que vem" mas defenderam que o período de transição deveria de ser de mais 18 meses.


A Guiné-Bissau vive um período de transição na sequência de um golpe de Estado, a 12 de abril do ano passado, que derrubou os governantes eleitos. O período de transição deveria terminar até Maio deste ano, mas foi prorrogado até final do ano. Parceiros internacionais e alguns partidos defendem eleições este ano e outros defendem o aumento do período para 2014.

Certório Biote, também vice-presidente, explicou que o PRS defende uma maior transição, mas que está aberto "a discutir com os parceiros e a alterar a posição, quando for convencido pela maioria".

O responsável afirmou ainda que o PRS também está disposto, se vencer as eleições, a protagonizar um Governo de inclusão. Aliás, disse, deveria haver um "segundo período de transição, de 10 a 15 anos" durante o qual os partidos deviam "andar juntos" num quadro constitucional.

"Queremos banir da mentalidade guineense que quem ganha, ganha tudo, e que quem perde, perde tudo", acrescentou Jorge Malu.

Na conferência de imprensa, ficou ainda esclarecido que o PRS não defende a dissolução da Assembleia Nacional Popular (ANP) mas que considera essencial a criação de outro órgão, mais abrangente, que tome decisões e que as submeta à ANP.

A questão da criação de um órgão legislativo de transição paralelo à ANP tem suscitado polémica na Guiné-Bissau. O PRS defendeu a sua criação mas salvaguardou que não seria um órgão com as mesmas competências que o Parlamento, mas apenas "um espaço de concertação" e de diálogo mais alargado, que se submeteria à ANP.

"Não é um órgão deliberativo, não delibera em nada, é um espaço de concertação, de inclusão, de dar voz, e essa voz é importante. O que falta é um espaço de diálogo. O maior problema dos guineenses é a desconfiança. Esse espaço em nenhum momento substitui o Parlamento", explicou Jorge Malu.

De acordo com o PRS, esse "espaço de concertação", para garantir a abrangência necessária, deverá "ficar sob a dependência do Presidente da República de transição" e abranger "atores" políticos, sociais, confessionais e poder tradicional.

Um documento do partido distribuído aos jornalistas define assim as funções desse espaço: "para que as questões essenciais de regime possam aí ser debatidas, deliberadas e depois adotadas pela ANP".
Sapo Noticias - 14 de Março de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público