sexta-feira, 5 de abril de 2013

Presidente de transição regressa ao país na próxima semana
O Presidente de transição da Guiné-Bissau disse quinta-feira que deve regressar ao país na próxima semana e garantiu que está bem de saúde, embora a fazer exames "de controlo". 

Serifo Nhamadjo partiu para a Nigéria a 20 de Março, para o que considerou uma "visita relâmpago", mas de Abuja viajou para a Alemanha, para exames médicos, e ainda não regressou ao país. 
Hoje, em entrevista à Rádio Nacional, o Presidente admitiu que a sua ausência tem causado "especulações" mas garantiu que está a fazer exames à diabetes, que não fazia há seis anos, tanto mais que nos últimos tempos perdeu peso e sentiu "algum mal-estar". 

A conselho do Presidente da Nigéria, contou, deslocou-se a uma clínica especializada para fazer diversos exames e foi medicado. Após a medicação fará um último exame para depois voltar, disse. 
Ainda que ausente, explicou à Rádio, tem falado todos os dias para Bissau e tem contactado com o governo, chefias militares e "responsáveis de instituições", e falou com os representantes da ONU e da União Africana no país e com o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 

"Depois destes três dias de medicação o médico vai dizer o que devo de fazer, penso que não vou demorar, o mais tardar na próxima semana, se tudo correr bem", disse, acrescentando: "não tenho nada a fazer aqui e já estou com saudades do país". 

Serifo Nhamadjo pediu ao povo "a maior serenidade e contenção" e aos partidos políticos e "forças vivas da Nação" para que pensem numa "agenda realista" e consensual para que possa haver um governo de inclusão que leve "o país a bom termo". 

A ausência de Serifo Nhamadjo tem alimentado especulações em Bissau, com muitos populares a afirmarem mesmo que o Presidente "fugiu". Hoje o chefe das Forças Armadas chamou a imprensa para dizer que informações sobre alegadas movimentações militares não passavam de invenções e que as casernas e o país estão calmos. 

Os representantes da ONU, da União Africana e da União Europeia estiveram quinta-feira reunidos com o governo de transição mas não foi explicado o motivo desses encontros. 
Angola Press - 05 de Abril de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público