sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ramos-Horta desvaloriza onda de rumores sobre instabilidade
O representante da ONU na Guiné-Bissau, José Ramos-Horta, desvalorizou esta sexta-feira a onda de rumores sobre instabilidade no país, que levaram a declarações das forças armadas e do governo, e defendeu mais comunicação entre autoridades e povo.

Rumores sobre instabilidade e sobre um golpe de Estado levaram na quinta-feira as chefias militares a convocar a imprensa para dizer que nada de anormal se passa na Guiné-Bissau, tendo o governo emitido um comunicado a pedir que a justiça encontre e leve a julgamento os responsáveis pela desinformação.

Hoje (05/04/13), o representante do secretário-geral das Nações Unidas, Ramos-Horta, disse que "boatos como os que ocorreram nos últimos três dias são normais" e que é preciso não dramatizar. "É preciso que os líderes, sobretudo os militares, mantenham a cabeça fria, a serenidade, e não que eles próprios reajam aos rumores com alguma virulência, o que só vai ainda apoquentar mais a população", disse.

A Guiné-Bissau, como muitos países pequenos onde os meios de comunicação social não são muitos ou onde não há mito diálogo do governo com a imprensa, "dá espaço para boatos e rumores", disse Ramos-Horta, acrescentando que já sugeriu ao governo para que comunique mais com a população. Exemplificou com o caso da doença do Presidente interino, que está fora do país desde Março: "devia haver um boletim clínico de dois ou de três em três dias".

Ramos-Horta reuniu-se na quinta-feira com o primeiro-ministro e outros membros do governo mas explicou hoje que a reunião foi de rotina e não relacionada com a onda de rumores.
O representante da ONU quer que haja, disse, "um clima de transparência e de diálogo", tanto mais que por vezes há "um bocado de incompreensão em relação ao governo".

"Quem está no governo é acusado de ser pró-golpe, quando na realidade, pelo menos a maior parte, é gente civil, ligada a todos os partidos, e que luta com enormes dificuldades para que o país não se afunde. E tem feito um esforço notável para pôr a máquina do Estado a funcionar. A ONU reconhece esse esforço do governo de transição", disse Ramos-Horta.
O responsável acrescentou que tem tentado sensibilizar a comunidade internacional para que entenda as dificuldades que o governo enfrenta, para que este veja também nos parceiros amigos e não adversários que querem dificultar a sua "tarefa complexa".

Ramos-Horta disse que continua a insistir para que as eleições se realizem ainda este ano e reafirmou que a comunidade internacional vai apoiar "com todos os meios" possíveis.

Na Guiné-Bissau há quase dois meses, Ramos-Horta disse sentir simpatia da parte do Presidente e do governo ainda que desconheça se o líder das Forças Armadas, António Indjai, tem a mesma opinião.

"Mas seja o que for que ele pensa eu sou amigo da Guiné-Bissau, compreendo as dificuldades que as Forças Armadas enfrentam, faz-me doer o coração ver como os soldados, sargentos e oficiais vivem, e fico muito feliz de saber que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) já vai começar dentro de semanas a reabilitação física dos quartéis", disse.

Mas depois, acrescentou, tem de se reorganizar as Forças Armadas, porque o país "não pode ter tantos generais, brigadeiros e coronéis, não pode ter tantos milhares de homens. Tem de adequar as suas forças à capacidade financeira e económica do país para custear essas forças".

"A segunda fase terá de ser o repensar das Forças Armadas, o adequar as possibilidades da Guiné-Bissau e os desafios atuais. Acredito que o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas e outros pensam o mesmo", disse, lembrando que a CEDEAO vai liderar o processo e que a União Europeia, o Brasil e Portugal irão apoiar, esperando-se que também Angola retome a ajuda.
Notícia ao Minuto - 05 de Abril de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público