domingo, 28 de abril de 2013

Serifo Nhamadjo regressa ao país e garante as eleições gerais ainda este ano

O Presidente da transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, garantiu hoje (28 de Abril) que as eleições gerais do país serão ainda este ano.
"Este ano haverá eleições", disse o Presidente respondendo a perguntas dos jornalistas no aeroporto de Bissau, no dia em que regressou ao país após mais de um mês ausente, por motivo de doença.

A comunidade internacional tem sido unânime em exigir a formação de um governo inclusivo e a divulgação de uma agenda de transição, que contemple a realização de eleições ainda este ano. Alguns políticos e as chefias militares têm defendido eleições só em 2014.
"Antes de a comunidade internacional exigir nós já tínhamos dito que a inclusão será apanágio da nossa orientação, haverá um governo de inclusão no qual todas as forças poderão contribuir", garantiu Serifo Nhamadjo.

O Presidente não fixou uma data mas disse que o novo governo está para "breve". "Deem-me tempo para beber um copo de água, reunir-me com todos os responsáveis, com todas as forças vivas, para depois me pronunciar", disse, acrescentando acreditar que se os guineenses conseguirem consenso a "comunidade internacional será chamada a participar", apoiando a realização das eleições.

Serifo Nhamadjo partiu a 20 de março para a Nigéria, numa viagem programada para ser rápida e destinada a consultas com o seu homólogo Goodluck Jonathan. Na altura da partida disse que já havia consenso quanto à agenda do período de transição.

A ausência de Serifo Nhamadjo acabaria por se prolongar por 40 dias, tendo viajado da Nigéria para a Alemanha para fazer tratamento médico. Na Alemanha, disse hoje, esteve sempre entre o hotel e o hospital. Regressou a Abuja (Nigéria) na passada sexta-feira, "para agradecer ao Presidente Jonathan", e hoje voltou a Bissau.

A prolongada ausência, e a falta de informações detalhadas sobre a sua saúde, levaram a muitas especulações em Bissau que hoje Nhamadjo classificou de saídas "da cabeça dos imaginários" e de "visionários que pensam em coisas e as traduzem numa realidade".

Para Serifo Nhamadjo tais especulações são normais, porque há sempre quem "deseja e pense mal" de qualquer Presidente, mesmo os "mais democraticamente eleitos", e por isso inventa situações.

Serifo Nhamadjo, visivelmente debilitado, afirmou-se feliz por estar de regresso e agradeceu todas as manifestações de solidariedade que foi recebendo nos últimos 40 dias, acrescentando que perdoa aos que nesse tempo lhe desejaram mal.

"Já estou pronto para dar a minha contribuição", disse Serifo, que chegou a Bissau a bordo de um avião da Força Aérea da Nigéria.

Quanto à prisão do antigo chefe da marinha Bubo Na Tchuto, pelos Estados Unidos, que também acusaram o atual chefe das Forças Armadas, António Indjai, de envolvimento em tráfico de droga e de armas, Serifo Nhamadjo não fez comentários.

"Estive em tratamento, vou reunir-me com os responsáveis para ter mais detalhes e a partir daí fazer o meu juízo", justificou.
Lusa - 28 de Abril de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público